Análise de rentabilidade e criação de valor: um estudo de caso em uma empresa brasileira de capital aberto no setor de cosméticos

Natália Carolina Duarte de Medeiros, Lélis Pedro de Andrade, Evandro Rodrigues de Faria

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo verificar quais foram as políticas e estratégias financeiras utilizadas por uma empresa brasileira de capital aberto que influenciaram em sua rentabilidade e criação de valor aos seus proprietários. Para tanto, foram considerados dados financeiros de três anos consecutivos de uma empresa inserida no setor de cosméticos, caracterizando o método como um estudo de caso. Como principal resultado, foi encontrado que mesmo diante a crise financeira instalada no mercado internacional, os administradores da empresa conseguiram compensar um menor giro dos ativos, por meio de políticas e estratégias financeiras voltadas a gestão do valor. Com o aumento da alavancagem financeira, a empresa conseguiu financiar o aumento gradativo dos prazos de seus ciclos operacional e financeiro sem comprometer a criação de valor aos proprietários.


Palavras-chave


Análise de Rentabilidade; Criação de valor; Desempenho Empresarial

Texto completo:

ARTIGO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.