Aderência à matriz curricular proposta pela Fundação Brasileira de Contabilidade: uma análise via isomorfismo institucional

Lucivânia Cordeiro Silva, Juliano Almeida de Faria, Laerson Morais Silva Lopes

Resumo


Este trabalho é resultante de uma pesquisa que utilizou como referência a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), que propõe um currículo para os cursos de Ciências Contábeis do Brasil, através de uma retrospectiva histórica. Ele tem como objetivo mostrar o nível de utilização dessa proposta pelas Instituições de Ensino Superior (IES), através de uma análise do currículo de cada IES e comparando ao da FBC. Justificando-se, portanto, a partir de uma possível contribuição para a melhoria das matrizes curriculares dos cursos e, por conseguinte, da formação dos profissionais contábeis. Essa utilização foi mensurada através da análise dos currículos do curso de Ciências Contábeis de 80 IES, ranqueadas pelo site da Folha de São Paulo entre as primeiras do Brasil e posteriormente com um comparativo feito entre essas matrizes e a proposta da FBC. Os resultados obtidos permitiram observar que o maior nível de utilização encontra-se na região nordeste e o menos na região norte. Em geral, é possível perceber que o currículo fornecido pela FBC tem um nível de utilização de 65,78% no Brasil, sendo as disciplinas mais adotadas das de Perícia, Avaliação e Arbitragem e a menos a de Subvenções, Assistências Governamentais e Contratos de Concessões.

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