Mestrados profissionais em contabilidade: institucionalização e legitimidade

Denize Cavichioli, Silvana Anita Walter

Resumo


Os programas de pós-graduação têm se expandido no cenário brasileiro nas últimas décadas e da mesma forma, na área de contabilidade. Este estudo analisou do processo de institucionalização e legitimidade dos Mestrados Profissionais (MPs) em Contabilidade, que são recentes e pouco explorados no cenário acadêmico, de maneira que possa auxiliar na reflexão sobre as convergências e divergências a respeito deste tipo de curso. Os principais pontos teóricos abordados foram a Institucionalização, a Legitimidade e os Papéis Assumidos pelos professores, Convergências e divergências entre o mestrado profissional e o acadêmico. A metodologia utilizada quanto ao objetivo foi descritiva, no que se refere aos procedimentos, foi empreendido o estudo multicasos e quanto à abordagem do problema, a pesquisa é caracterizada como qualitativa porque foi realizada uma análise dos dados com profundidade. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas com os docentes dos MPs em Contabilidade, sendo que o questionário foi de autoria própria e com roteiro de entrevista semi-estruturada. Para a análise dos resultados, utilizou-se o software Atlas.ti e a divisão em categorias de análise. Como principais resultados, obteve-se que os MPs possuem vantagens em relação ao Mestrado Acadêmico (MA), aceitação pela academia, trazem contribuições para a carreira de um mestrando e expectativas a médio e longo prazo, permitem a conciliação de trabalho e estudo, surgiram em decorrência de demandas regionais, além de terem enfoques diferentes. Como sugestão para estudos futuros, recomenda-se a análise de MPs em diferentes áreas do conhecimento e estudos comparativos sobre a institucionalização e legitimidade entre os diferentes mestrados.


Texto completo:

64-82

Referências


BRASIL. Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?. Disponível em: . Acesso em: 21/10/2015.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

CAPES. Mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. Disponível em: . Acesso em 21/10/2015.

CAPES. Relação de cursos recomendados e reconhecidos. Disponível em:

. Acesso em 21/10/2015.

DACIN, M. Tina; GOODSTEIN, Jerry; SCOTT, W. Richard. Institutional Theory and Institutional Change: Introduction to the Special Research Forum. Academy of Management, v. 45, n. 1, p. 45-56, fevereiro/2002.

DIAS FILHO, José Maria; Políticas de evidenciação contábil: Um estudo do poder preditivo e explicativo da teoria da legitimidade. In: EnANPAD. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review.

FISCHER, Tânia. Mestrado profissional como prática acadêmica. RBPG, v. 22, n. 4, p. 24-29, julho/2005.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1989.

MACHADO, Daiane Pias; OTT, Ernani. Estratégias de legitimação social empregadas na evidenciação ambiental: um estudo à luz da teoria da legitimidade. Revista Universo Contábil, v. 11, n. 1, p. 136-156, jan-mar/2015.

MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L.; FONSECA, Valéria Silva. Competitividade Organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica. Organizações & Sociedade, v. 4, n. 7, p. 97-114, 1996.

PEREIRA, Fernando Antonio de Melo. A evolução da teoria institucional nos estudos organizacionais: um campo de pesquisa a ser explorado. Organizações em contexto, n. 16, p. 275-295, jul-dez/2008.

SCOTT, William R. Institutions and organizations: ideas and interests. 3ª ed. Thousand Oaks: Sage, 2008.

SUCHMAN, Mark C. Managing legitimacy: strategic and institutional approaches. Acad- emy of Management Review, v. 20, p. 571-610, 1995.

TAKAHASHI, Adriana Roseli Wunsch et al. Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico em Administração: convergências, divergências e desafios aos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. In: II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2009.

TOLBERT, Pamela S.; ZUCKER, Lynne G. Institutional Analyses of Organizations: Legitimate but not Institutionalized. Working Papers in the Social Sciences, v. 6, n. 5, 1994/1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.