O modelo de gestão econômica – Gecon aplicado em Instituições de Ensino Superior (IES)

Ana Carolina Miranda da Silva, Auristela Félix de Oliveira Teodoro, Thiago de Oliveira e Silva, Josenildo Coelho Teodoro

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicabilidade do Modelo de Gestão Econômica – GECON como ferramenta de medição de desempenho que possa ser utilizada por Instituições de Ensino Superior (IES). A pesquisa apresenta além de uma revisão bibliográfica do que vem a ser o Modelo GECON, um exemplo prático de como essas instituições poderiam medir seu desempenho utilizando este modelo. Configura-se como importante a avaliação de resultados nestas Entidades, tendo em vista que possibilita impactar a qualidade da educação, a qual é relevante em todos os setores da sociedade, podendo ser considerada como fator preponderante para o desenvolvimento do País e de sua população. Para se atingir todos os objetivos pretendidos foi aplicada a técnica de documentação direta por meio da pesquisa bibliográfica especializada e a simulação de exemplos de como as IES podem utilizar o modelo GECON para avaliarem seu resultado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicabilidade do Modelo de Gestão Econômica – GECON como ferramenta de medição de desempenho que possa ser utilizada por Instituições de Ensino Superior (IES). A pesquisa apresenta além de uma revisão bibliográfica do que vem a ser o Modelo GECON, um exemplo prático de como essas instituições poderiam medir seu desempenho utilizando este modelo. Configura-se como importante a avaliação de resultados nestas Entidades, tendo em vista que possibilita impactar a qualidade da educação, a qual é relevante em todos os setores da sociedade, podendo ser considerada como fator preponderante para o desenvolvimento do País e de sua população. Para se atingir todos os objetivos pretendidos foi aplicada a técnica de documentação direta por meio da pesquisa bibliográfica especializada e a simulação de exemplos de como as IES podem utilizar o modelo GECON para avaliarem seu resultado.

Texto completo:

2-13

Referências


ANTHONY, Robert N. & GOVINDARAJAN, Vijay. Sistemas de Controle Gerencial.

Tradução: Adalberto Ferreira das Neves. São Paulo: Atlas, 2001.

ARIMA, Carlos H. Sistemas de informações gerenciais. In: Schmidt, Paulo (org.).

Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade Gerencial. Tradução: André Olímpio

Mosselman Du Chenoy Castro. São Paulo: Atlas, 2000.

BARBOSA, Jaércio A. S. A necessidade de se administrar as organizações do terceiro setor. Controversa, São Paulo, ano 9, p. 13-17, 1999.

BORGES, Murilo; SILVA, Karina Rachel. Compras. 1999. Trabalho de curso – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina.

CATELLI, Armando (org.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica

GECON. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

CATELLI, Armando et al. Gestão econômica de organizações governamentais, In:

CONGRESSO DO INSTITUTO INTERNACIONAL DE CUSTOS. 7., 2001, Leon. Anais... Espanha, 2001.

MARION, José Carlos. MARION, Márcia Maria Costa. A Importância da Pesquisa

no Ensino da Contabilidade. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2009. MIRANDA, Luiz C. & SILVA, Dionísio G. Medição de desempenho. In: Schmidt, Paulo (org.). Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

OLAK, Paulo A. Mensuração e reconhecimento do resultado econômico nas entidades sem fins lucrativos, In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇAO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇAO. 24., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.