Gestão de custos de fabricação da ader fábrica de rações, através das ferramentas ABC e BSC

Daniel Nonato Cunha de Carvalho

Resumo


As ferramentas ABC (Activity Based Costing) e BSC (Balanced Scorecard) quando utilizadas em conjunto convergem para uma um sistema de Gestão Estratégica de Custo que este artigo tem como objetivo geral demonstrar sendo aplicável para a indústria alimentícia animal de pequeno porte no Estado da Bahia. A ferramenta ABC definirá o método de alocação dos custos e ajudará na criação de indicadores e a BSC será utilizada para a gestão dos indicadores que serão criados pela ferramenta ABC. A metodologia neste trabalho está baseada inicialmente em pesquisas a diversas matérias publicadas por profissionais, lastreado, nas orientações do Kaplan e Norton sobre gestão estratégica e em seguida demonstrar com dados de um estudo de caso, da empesa Ader Fábrica de Rações, como a implantação do sistema de gestão proposto influência na apuração dos custos industriais.Conclui-se que o Balanced Scorecard, como uma nova ferramenta de gestão estratégica, produz um claro entendimento da visão sistêmica da organização, que cada ação pode impactar diretamente não apenas na sua área de responsabilidade, mas também toda a estratégia da empresa, auxiliando a definição das ações de hoje e promovendo a sinergia da empresa para atingir os objetivos, tendo como meta a missão estabelecida.

 


Texto completo:

14-26

Referências


ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 9000/2000 - Sistema de Gestão da Qualidade: Fundamentos e Vocabulário. Rio de Janeiro, ABNT, 2004.

ADMINISTRADORES. Balanced Scorecard: Uma ferramenta estratégica. Disponível em:< http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/balanced-scorecard-uma-ferramenta-estrategica/28898/>. Acesso em: 23 mar 2010.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Campinas: Cortez/Editora da Unicamp, 1998.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Using the Balanced Scorecard as a Strategic Management System, Harvard Business Review, jan./fev, 1996.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NEVES, Silverio das e VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade de custos um enfoque direto e objetivo. 4ª ed. editora Frase, São Paulo, 2003.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Curso básico gerencial de custos. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

PORTAL CONTÁBEIS. Introdução a auditoria de processo. Disponível em:

. Acesso em: 23 de março 2010.

PRIETO, Vanderli Correia; PEREIRA, Fábio Luís Alves; CARVALHO, Marly Monteiro de; LAURINDO, Fernando José Barbin. Fatores críticos na implementação do balanced scorecard. Gestão & Produção, São Carlos, v.13, n.1, p.81-92, jan/abr. 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.