Uso de tecnologias móveis na caracterização da sala de aula no ensino superior

Ariel Behr, Giovana Schiavi, Fernanda Momo, Marcela Lorini, Ângela Rozane Leal de Souza

Resumo


O uso de tecnologias móveis mudou o cenário educacional de sala de aula, tornando o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e com maior interação. Através de uma análise quantitativa e descritiva, tendo como unidade de análise os discentes do curso de graduação de Ciências Contábeis da UFRGS, esta pesquisa buscou compreender a percepção dos discentes em relação ao uso das tecnologias móveis em sala de aula, de forma a caracterizar tal uso. A pesquisa apontou que na percepção dos discentes a portabilidade dos dispositivos móveis é fundamental para o uso dos smartphones, além disso o uso não impacta diretamente na aprendizagem em sala de aula e sim como complementação dos estudos, proporcionando experiências de aprendizagem mais motivadoras e maior engajamento por parte do aluno. A pesquisa se limitou a estudantes de apenas um curso de graduação, restringindo a generalização de resultados, portanto, como sugestão para estudos futuros está a utilização de outros cursos de graduação e também a inclusão de questões que avaliem a forma de utilização dos smartphones por meio das funcionalidades e aplicativos utilizados no processo de aprendizagem.


Texto completo:

2-21

Referências


AL-HUNAIYYAN, Ahmed; ALHAJRI, Rana A.; AL-SHARHAN, Salah. Perceptions and challenges of mobile learning in Kuwait. Journal of King Saud University-Computer and Information Sciences, 2016.

ALVAREZ, Claudio; BROWN, Christian; NUSBAUM, Miguel. Comparative study of netbooks and tablet PCs for fostering face-to-face collaborative learning. Computers in Human Behavior, v. 27, n. 2, p. 834-844, 2011.

ANSHARI, Muhammad; ALMUNAWAR, Mohammad Nabil; SHAHRILL, Masitah; WICAKSONO, Danang Kuncoro; HUDA, Miftachul. Smartphones usage in the classrooms: Learning aid or interference?. Education and Information Technologies, v. 22, n. 6, p. 3063-3079, 2017.

BRIZ-PONCE, Laura; PEREIRA, Anabela; CARVALHO, Lina; JUANES-MÉNDES, Juan Antônio; GARCÍA-PEÑALVO, Francisco José. Learning with mobile technologies–Students’ behavior. Computers in Human Behavior, v. 72, p. 612-620, 2017.

COLAUTO, R. D.; BEUREN, I. M. Coleta, análise e interpretação dos dados. In: BEUREN, I. M. (Org.) et al. Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

FELISONI, Daniel Darghan; GODOI, Alexandra Strommer. Cell phone usage and academic performance: An experiment. Computers & Education, v. 117, p. 175-187, 2018.

FRANÇA, Vitória Martins; CARNEIRO, Nayara de Assis; MEDEIROS, Bruno Campelo; DANJOUR, Miler Franco; SOUSA NETO, Manoel Veras de Sousa. Fatores favoráveis à aceitação de aplicativos móveis: um estudo com alunos de uma instituição pública de ensino. Sistemas & Gestão, v. 11, n. 1, p. 120-132, 2016.

GIKAS, Joanne; GRANT, Michael M. Mobile computing devices in higher education: student perspectives on learning with cellphones, smartphones & social media. The Internet and Higher Education, v. 19, p. 18-26, 2013.

GUIMARÃES, Anna Luiza. TIC Educação mostra aumento no uso da internet pelo celular para fim pedagógico. Porvir, São Paulo, set. 2016. Disponível em: < http://porvir.org/tic-educacao-mostra-aumento-uso-da-internet-pelo-celular-para-fim-pedagogico/ >. Acesso em: 21 nov. 2016.

HEFLIN, Houston; SHEWMAKER, Jennifer; NGUYEN, Jessica. Impact of mobile technology on student attitudes, engagement, and learning. Computers & Education, v. 107, p. 91-99, 2017.

JAN, Syed Roohullah; ULLAH, Farman; ALI, Hashim; KHAN, Fazlullah. Enhanced and effective learning through mobile learning an insight into students perception of mobile learning at University Level. International Journal of Scientific Research in Science, Engineering and Technology, v. 2, n. 2, p. 674-681, 2016.

JARVENPAA, S. L.; LANG, K. R. Managing the paradoxes of mobile technology. Ubiquitous computing. Information Systems Management, v. 22, n. 4, p. 7-23, 2005.

KOPOMAA, Timo. The city in your pocket: birth of the mobile information society. Helsinki: Gaudeamus, 2000.

KUTLUK, Filiz Angay; GÜLMEZ, Mustafa. A research about mobile learning perspectives of university students who have accounting lessons. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 291-297, 2014.

LIU, Ziming; HUANG, Xiaobin. Reading on the move: A study of reading behavior of undergraduate smartphone users in China. Library & Information Science Research, v. 38, n. 3, p. 235-242, 2016.

LYYTINEN, Kalle; YOO, Youngjin. Research commentary: the next wave of nomadic computing. Information Systems Research, v. 13, n. 4, p. 377-389, 2002.

MARTIN, Florence.; ERTZBERGER, Jeffrey. Here and now mobile learning: an experimental study on the use of mobile technology. Computers & Education, v. 68, p. 76-85, 2013.

PLAZA, William R. Estudo da IDC Brasil aponta que, em 2014, brasileiros compraram cerca de 104 smartphones por minuto. Hardware, abr. 2015. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2016.

RHEINGOLD, Howard. Smart mobs: the next social revolution. Nova York: Basic Books, 2002.

SACCOL, Amarolinda Zanela; REINHARD, Nicolau; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge L. V. M-learning (mobile learning) in practice: a training experience with it professionals. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 7, n. 2, p. 261-280, 2010.

SCHLEMMER, Eliane; SACCOL, Amarolinda Zanela; BARBOSA, Jorge; REINHARD, Nicolau. M-learning ou aprendizagem com mobilidade: casos no contexto brasileiro. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 13., 2007, Curitiba. Anais... São Paulo: ABED, 2013.

SCORNAVACCA, Eusébio; HUFF, Sid; MARSHALL, Stephen. Mobile phones in the classroom: if you can’t beat them, join them. Communications of the ACM, v. 52, n. 4, p. 142-146, 2009.

SELWYN, Neil; NEMORIN, Selena; BULFIN, Scott; JOHNSON, Nicola F.. Left to their own devices: the everyday realities of one-to-one classrooms. Oxford Review of Education, v. 43, n. 3, p. 289-310, 2017.

SO, Simon. Mobile instant messaging support for teaching and learning in higher education. The Internet and Higher Education, v. 31, p. 32-42, 2016.

WU, Wen-Hsiung; WU, Yen-Chun Jim; CHEN, Chun-Yu; KAO, Hao-Yun; LIN, Che-Hung; HUANG, Sih-Han. Review of trends from mobile learning studies: a meta-analysis. Computers & Education, v. 59, n. 2, p. 817–827, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZHITOMIRSKY-GEFFET, Maayan; BLAU, Maya. Cross-generational analysis of predictive factors of addictive behavior in smartphone usage. Computers in Human Behavior, v. 64, p. 682-693, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.