Auditoria ambiental e mitigação de impactos: um estudo de caso em uma indústria de pneus radial localizada no estado da Bahia.

Thaís Vieira da Silva, Thayse Santos da Cruz

Resumo


Esta pesquisa investigou as ações de redução de impactos ambientais evidenciadas nos relatórios de sustentabilidade de uma Indústria de Pneus Radial localizada no Estado da Bahia para o período de 2010 a 2014. Empregou-se a técnica de análise de conteúdo com base no modelo proposto por Nossa (2002) e Rover, et al.(2008) para a categoria de impactos ambientais. De modo adicional, verificou-se, por meio de entrevista, as iniciativas relacionadas aos processos de auditoria ambiental. A pesquisa obteve evidências de que a empresa tem empreendido esforços para mitigar o impacto ambiental de suas operações por meio de inciativas que envolvem análise de ciclo de vida, desenvolvimento de produtos ecológicos, investimento em tecnologias de produção mais limpa, implantação de estações de tratamento de resíduos e realização, por meio da Reciclalimp, da logística reversa dos pneus pós-consumo. A gestão considera as auditorias ambientais como instrumentos fundamentais para manter a eficiência e qualidade ambiental de todos os processos. Além disso, realiza-se a formação de provisão com o propósito de se salvaguardar de possíveis danos ambientais e estas estão devidamente registradas nos relatórios gerenciais e contábeis. Espera-se por meio destes resultados, contribuir para a ampliação das discussões acadêmicas no campo de investigação de sustentabilidade empresarial.


Texto completo:

42-50

Referências


ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 14010:1996, Diretrizes para auditoria ambiental - Procedimentos de auditoria - Auditoria de sistemas de gestão ambiental. Rio de Janeiro, 1996.

CRUZ, T.S.C. et al. Estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas: um estudo com as empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA. In. Encontro Internacional de Gestão Ambiental,18. São Paulo, 2016. Anais...

DEGENHART, Larissa; ROSA, Fabricia Silva da; HEIN, Nelson; VOGT, Mara. Evidenciação dos Impactos Ambientais das Empresas Brasileiras Listadas no IBrX-100 da BM&FBovespa nos Relatórios de Sustentabilidade e Relatórios Anuais. In. Congresso de Contabilidade. Santa Catarina, 2015. Anais...

FISCHER, Jéssica; DIAS, Tanize; ANELLO, Lúcia de Fátima Socoowski. A importância da auditoria ambiental como ferramenta de gestão ambiental. Revista Competência, v. 6, n. 2, p. 135-147, 2013.

GOMES, M.S; GARCIA, C. O. Controladoria ambiental: Gestão Social Análise e Controle. São Paulo: Atlas, 2013.

LOPES, Artur Corrêa et al. Disclosure Socioambiental, Reputação Corporativa e Criação de Valor nas Empresas Listadas na BM&FBovespa. Revista Ambiente Contábil, v. 9, n. 1, p. 364, 2017.

MOREIRA, Nayara Batista et al. Fatores que impactam a divulgação voluntária de informações socioambientais na percepção dos gestores. Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 4, n. 1, p. 62-82, 2014.

NOSSA, V. Disclosure ambiental: uma análise do conteúdo dos relatórios ambientais de empresas do setor de papel e celulose em nível internacional. São Paulo, 2002. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

OLIVEIRA FILHO, Miguel Lopes de. A auditoria ambiental como ferramenta de apoio para o desempenho empresarial e a preservação do meio ambiente: uma abordagem contábil e gerencial em indústrias químicas. 2002. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

RODRIGUES, Luis Adriano; MIREK, Zélia Maria; DA ROSA, Roberto Carlos dos Santos. Auditoria ambiental e sua contribuição no processo de gestão. Revista de Administração do Unisal, v. 4, n. 5, 2014.

ROVER, S., MURCIA, F.D.-R. BORBA, J.A. Divulgação de informações ambientais nas demonstrações contábeis: um estudo exploratório sobre o disclosure das empresas brasileiras pertencentes a setores de alto impacto ambiental. In: Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT), 2, 2008, Salvador/BA. Anais...

SOUZA, J. A.; COSTA, T. M. T. Responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável: conceitos, práticas e desafios para a contabilidade. Organizações em contexto, v. 8, n. 15, p. 213-238, jan.-jun. 2012.

TESSARO, Alessandra Buss; PEDRAZZI, Cristiane; TESSARO, Amarildo Antonio. Importância da Auditoria Ambiental em Indústrias de Celulose e Papel. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade: GeAS, v. 2, n. 2, p. 104-124, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.