As perspectivas dos contadores sobre as práticas de planejamento tributário: uma análise no contexto do município de Feira de Santana

Werasmim de Jesus Barros, Marta Ribeiro de Souza

Resumo


Esta investigação buscou analisar as perspectivas dos contadores que atuam na cidade de Feira de Santana na rua dos Contabilistas em relação às práticas de planejamento tributário junto a seus clientes, no ano de 2016. A escolha deste local justifica-se, por concentrar uma parcela significativa de escritórios legitimados no contexto feirense. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. O instrumento foi enviado por e-mail para os contadores no segundo semestre de 2016. A amostra final foi composta por 32 contadores. A maior parte dos investigados era do gênero feminino, possuía até 35 anos. Constatou-se que apesar de todos os contadores analisados considerarem que o planejamento tributário de fato representa um diferencial competitivo para as organizações, a maioria não realiza nenhum processo de conscientização da importância estratégica desta ferramenta junto aos clientes. Além disso, obteve-se evidências de que o número de profissionais capacitados se encontra em um patamar aquém do desejado para promover mudanças significativas no contexto investigado. Por meio dos resultados deste estudo, espera-se, contribuir para se ampliar as discussões sobre a importância dos contadores para o processo de gestão tributária nas organizações para redução do ônus tributário. Sob esta perspectiva, deseja-se que os profissionais contábeis invistam em capacitação profissional para ofertar da melhor forma possível e de caráter contínuo o serviço de planejamento tributário aos seus clientes. Esta discussão se faz relevante devido à elevada carga tributária e a complexidade do sistema tributário nacional.


Texto completo:

51-60

Referências


ALVARENGA, Karla Luiza Antônio. Cenários tributários em empresa de construção civil: estudo hipotético entre simples nacional e o lucro presumido. 2013. Disponível em:

ANDRADE, Adriano. Planejamento Tributário aplicado às empresas de Construção Civil. Revista Ampliar, v. 2, n. 2, 2016.

ALCÂNTARA, Luís Gustavo Barros de. Planejamento Tributário: um estudo de caso realizado em uma pequena construtora. 2016. 27 folhas. Trabalho de conclusão de curso – Curso de Ciências Contábeis, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

COSTA, Arlly de Souza; DINIZ, Josedilton Alves. A influência das escolhas contábeis na carga tributária de empresas da construção civil. InterScientia, v. 3, n. 2, 2016.

FABRETTI, Láudio Camargo. Contabilidade Tributária. 15. ed. revista e atualizada, São Paulo: Editora Atlas S.A., 2015.

GILBERTO, Thalisa Maria Jati et al. SIMPLES NACIONAL: um estudo de análise tributária após lei complementar 147/2014. Diálogos em Contabilidade: Teoria e Prática, v. 1, n. 1, 2016.

KAMILLA, Ana. Elisão, Evasão e Elusão Fiscal. Disponível em . Acesso em : 26 de Out. 2016.

MARTINEZ, M. P. O Contador diante do Planejamento Tributário e da Lei Antielisiva. Disponível em: Acesso em 15 de mai. de 2016.

MONTEIRO, Jose Carlos Braga. Regime de tributação: lucro presumido. Disponível em

Acessoem: 16 de Out. 2016.

NAKAGAWA, Fernando. Brasil tem maior carga tributária da América latina. Disponível em: . Acesso em: 16 de Out de 2016.

OLIVEIRA, Luís Martins de, et al. Manual de Contabilidade Tributária.14° ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2015.

PEREIRA, Medeiros; PEDRO, Túlio. Contabilidade tributária para empresas do ramo comerciaL. Revista Eletrônica Acadêmica da Faceca, v. 1, n. 10, 2013.

SOARES, Everton Coelho. Planejamento Tributário: estudo de caso em uma empresa de manutenção de automóveis. 2014. Disponível em:

SANTANA, Zionel; CORSINI, Fábio. SIMPLES NACIONAL. Revista Eletrônica de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, 2015.

XAVIER, Ailton Moraes. Planejamento Tributário Aplicado a uma Empresa Comércio Varejista de Materiais para Construção no 1º Semestre de 2015. Nativa-Revista de Ciências Sociais do Norte de Mato Grosso, v. 5, n. 1, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.