Habilidades cognitivas trabalhadas nos cursos de ciências contábeis do ensino superior a distância e a sua aderência ao perfil requerido dos profissionais de controladoria: uma análise a luz da Taxonomia de Bloom

Abel Carneiro Mota da Silva, Joseilton Silveira da Rocha, Rebeca Lustosa Silva de Almeida Luz, Diego Emanoel Sousa Golçalves

Resumo


Esta pesquisa busca identificar se as habilidades cognitivas cobradas nas provas escritas aplicadas nos cursos de Ciências Contábeis do ensino superior à distância, são adequadas ao perfil requerido dos profissionais de Controladoria, na perspectiva da Taxonomia de Bloom. O trabalho verificou os níveis de habilidades cognitivas abordadas nas provas escritas das universidades à distância e os requisitos exigidos para contratação de Controllers. Para atingir os objetivos propostos, foram coletadas provas de três universidades à distância, localizadas na cidade de Feira de Santana-Ba. As provas foram aplicadas aos estudantes, entre o segundo ao oitavo semestre de curso. No total, foram analisadas 179 (cento e setenta e nove) questões objetivas e discursivas. Para análise, foram divididas em dois níveis, considerando a utilização dos verbos de ação: as CCA, que se enquadravam nos três primeiros níveis da taxonomia de Bloom e as ASA, englobando questões com um maior nível de habilidades cognitiva, e considerada desejável para a formação dos discentes. Posteriormente os resultados foram dispostos em duas tabelas para se estabelecer um comparativo. A exploração dos resultados corrobora com a hipótese H0, evidenciando que os níveis de habilidades cognitivas cobrados nas provas das IES EAD pesquisadas ainda estão distantes dos níveis requeridos para a contratação de um profissional de Controladoria, conforme necessidades do mercado de trabalho. A realização deste estudo apresenta propostas para melhorar o instrumento de avaliação (prova) de forma a alinhar essa ferramenta aos objetivos educacionais e profissionais no processo de ensino aprendizagem.

 


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