Consumidor de baixa renda: uma análise dos fatores que influenciam a aquisição de automóveis em Salvador

Lucas Santos Cerqueira, Afonso Bahiense da Silva, Vitor Tavares Farias

Resumo


Com a economia mundial sofrendo diversas mudanças nos últimos anos, causadas principalmente pela crise financeira, o Brasil conseguiu se sobressair de maneira positiva e, consequentemente, alavancou sua economia no período entre 2008 a 2010, destaca-se o setor automobilístico, alvo dos principais incentivos do governo. Além do processo do aumento da renda para a baixa renda e as facilidades de crédito também oferecidas. Dessa forma, aumenta o interesse das empresas automotivas em conhecer os fatores propulsores e inibidores que influenciam o processo de compra dos consumidores, para, então, criar estratégias e, com isso, se sustentar perante este mercado competitivo. O objetivo geral deste estudo é identificar quais são os fatores que influenciam os consumidores de baixa renda na aquisição de automóveis no município de Salvador. Tendo como justificativa a possibilidade de construir um entendimento da importância dos fatores que influenciam o consumidor de baixa renda a adquirir automóveis, possibilitando, assim, uma melhor estruturação de tendências que influenciam na aquisição deste produto. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em livros, artigos, jornais, sites, dentre outras fontes, procurando uma compreensão mais ampla do tema, bem como uma pesquisa de campo com aplicação de questionário junto ao consumidor de baixa renda do município de Salvador.


Texto completo:

31-48

Referências


ASSIS, Luiz Carlos de; CORRÊA, Guy. Carros novos para novos consumidores. Carta Capital, p. 35, n° 650, 31 mar. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS FINANCEIRAS DAS MONTADORAS. Saldo das carteiras de financiamento de veículos bate recorde e encerra 2010 em R$ 188,6 bilhões. 15 fev. 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2011.

BRASIL pode virar quarto maior mercado de veículos: expansão do crédito e juros mais civilizados podem fazer o país superar a Alemanha em vendas de veículos. Exame, 13 abr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2011.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO. Frota de veículos. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2011.

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DA BAHIA. Estatísticas gerais. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2011.

FEDERAÇÃO NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES. Setor automobilístico encerra 2010 com novo recorde. 14 jun. 2011. Disponível em: . Acesso em 09 set. 2011.

GASPARIN, Gabriela. Classe C ganha 39,5 milhões de pessoas, diz FGV. G1, Globo, São Paulo, 27 jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desocupação foi de 6,0% em setembro. 27 out. 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 nov. 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010: população do Brasil é de 190.732.694 pessoas. 29 abr. 2011. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1766>. Acesso em: 30 nov. 2011.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LEITE, Joel. Preço do usado caiu 20% após a crise. Federação Nacional da Distribuição de Veículos, 29 jan. 2011. Disponível em: . Acesso em 09 set. 2011.

MAIS Vendidos: Quatro Rodas online, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2011.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MOWEN, John C.; MINOR, Michael S. Comportamento do Consumidor. 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

PRAHALAD, C.K. A Riqueza na Base da Pirâmide: como erradicar a pobreza com o lucro. São Paulo: Bookman, 2005.

PRAHALAD, C.K. A Riqueza na Base da Pirâmide: erradicando a pobreza com o lucro. Ed. Ver. Atual. Porto Alegre: Bookman, 2010.

RIOS, Cristina. Enforcado, brasileiro parcela mais. Gazeta do Povo, Paraná, 22 fev. 2010. Disponível em: . Acessado em 08 nov. 2011.

ROBERTI, Bruno. Leasing e consórcio: Formas alternativas de pagamento podem trazer vantagens em relação ao tradicional financiamento. Quatro Rodas, 2007. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2011.

SCHIFFMAN, Leon G; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 2000.

SHETH, Jagdish N.; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do Cliente: indo além do comportamento do consumidor. 1 edição. São Paulo: Atlas, 2008.

TODESCHINI, Marcos. A crise financeira atinge todos os elos da cadeia produtiva do setor de automóveis, um dos mais pujantes da economia brasileira. Revista Veja, p. 158, edição 2090, 10 dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.