Sistema de custos no setor público: discussão sobre o uso das informações geradas para a tomada de decisão no governo federal

Abimael de Jesus Barros Costa, Lucas Eduardo Coutinho Nogueira

Resumo


O presente trabalho consiste num estudo feito sobre a utilização das informações de custos na tomada de decisão dos gestores no governo federal brasileiro. Foi feita uma ampla pesquisa em periódicos, artigos científicos e na legislação vigente que norteiam a utilização de sistemas de informações gerenciais de custos no setor público a fim de fazer o levantamento do referencial teórico do assunto. Por meio dessa leitura aplicou-se à utilização das informações de custos no setor público a Teoria dos Custos de Transação, assim como os preceitos da modernização que vêm ocorrendo na Administração Pública da denominada Nova Administração Pública (New Public Management).  Posteriormente, buscou-se analisar os sistemas de informações de custos existentes nos órgãos dos três poderes da União e no Ministério Público da União, através de saídas de campo nos órgãos selecionados e na leitura de trabalhos publicados. A análise dos sistemas se deu ainda por meio da utilização da técnica de SWOT, visando contentar oportunidades e ameaças externas, assim como as forças e fraquezas internas dos sistemas. Por fim uma análise consolidada foi também realizada. Os resultados encontrados foram um expressivo atraso dos poderes Judiciário, Legislativo e do Ministério Público da União, apesar de existir diversas experiências no Executivo. Foi constatado também que para dar continuidade à gestão de custos no Brasil, será necessário um forte comprometimento dos governantes, uma ampla capacitação do capital humano, assim como o incentivo e a cobrança dos órgãos de controle e, sobretudo o envolvimento da comunidade acadêmica e a participação da sociedade.


Texto completo:

20-46

Referências


ALMEIDA, A. G.; BORBA J. A. A utilização das informações de custos na gestão da saúde pública: um estudo em secretarias municipais de saúde do Estado de Santa Catarina. Disponível em: www.abcustos.org.br/congresso/view/5?ID_CONGRESSO=16 acessado em 20 de novembro de 2013.

AZEVEDO, P. F. Nova economia institucional: referencial geral e aplicações para a agricultura. São Carlos: UFSCar, 2000.

BERTALANFFY, Ludwing Von. Teoria Geral dos Sistemas. 2ª ed. Petrópolis, Editora Vozes Ltda, 1975.

BEZERRA, D. M.; FERNANDES, A. S. A. A conjuntura isomórfica das reformas administrativas nos estados brasileiros. Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, Brasília, 1. ed. P. 63-84, jul./ago. 2013.

BRASIL. Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sobre a organização da administração federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. Diário Oficial da União, 27 fev. 1967, retificado em 8 mar., 30 mar. e 17 jul. 1967.

BRASIL. Decreto nº 93.872, de 23 de dezembro de 1986. Dispõe sobre a unificação dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislação pertinente e dá outras providências. Diário Oficial da União, 24 dez. 1986.

BRASIL. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, Estados, Municípios e do Distrito Federal. In: Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 23 de março de 1964.

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. In: Diário Oficial da União, Brasília, de 05 de maio de 2000.

BRASIL. Lei nº 10.180, de 06 de fevereiro de 2001. Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e dá outras providências. In: Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 de fevereiro de 2001.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional. Portaria STN nº 157, de 9 de março de 2011. Dispõe sobre a criação do Sistema de Custos do Governo Federal. In: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, de 10 de março de 2011.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Plano de Gestão. Biênio 2006-2008

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Termo de Referência: Sistema de Apuração de Custos do Superior Tribunal de Justiça – Sistema Prima. Outubro de 2006

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A reforma gerencial do estado de 1995. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 4, p. 7-26, Jul./Ago. 2000.

BRESSER-PEREIRA, L. C. A reforma do estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Lua Nova [on-line]. n. 45, p. 49-95. 1998.

BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia de pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2004.

CHIAU, A. V. Custos nas instituições federais de ensino superior: análise comparativa entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Abrão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

COASE, R. H. The nature of the firm. Economica, Oxford, n. 4, p. 386-405, 1937.

CRUZ, R. O. M.; CAPELUPPI, P. M. ; ARAGAO, J. J. G. . Conceitos da Teoria dos Custos de Transação e suas aplicações na delegação de serviços públicos de transportes: proposta de uma agenda para discussão. In: XXIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2009, Vitória. Anais do XXIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2009.

GARRISON, Ray H., NOREEN, Eric W., BREWER, Peter C. Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

GUIMARÃES, Tomás de Aquino. A nova administração pública e a abordagem da competência. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, p. 125-140, Mai./Jun. 2000.

GUERREIRO, Reinaldo. Modelo Conceitual de Sistema de Informação de Gestão Econômica: uma contribuição à teoria da comunicação da contabilidade. Tese Doutorado. São Paulo, FEA/USP, 1989.

HOOD, C. The new public management in the 1980s: variation on a theme. Accounting organizations and society, v. 20, n. 3, p. 3-19. 1995.

HORN, M. J. Political economy of public administration: institutional choice in the public sector. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

HORNGREN, Charles T.; SUDEN, Gary L.; STRATTON, Willian O. Contabilidade Gerencial. 12ª ed. São Paulo: Prentic Hall, 2004.

INTERNACIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS. Perspectives on Cost Accounting for Government. United States of America, 2000.

JATOBÁ, Maurício Caldas. Sistema de Informação de Custos do Governo Federal: avaliação do relatório gerencial de custos do ministério da defesa do exército de 2011. 2012. 65 fl. Monografia (Especialização em Orçamento Público) – Instituto Serzedello Corrêa, Tribunal de Contas da União, Brasília, 2012.

LIMA, Manolita Correia. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.

MACHADO, Nelson. Sistema de Informação de Custo: diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental. 2002. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MACHADO, Nelson; HOLANDA, Victor Branco de. Diretrizes e modelo conceitual de custos para o setor público a partir da experiência no governo federal do Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.44, n.4, p.791-820, ago 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. A. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARE (Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado). Plano diretor da reforma do aparelho do estado. Brasília: Imprensa Nacional, 1995.

MATIAS-PEREIRA, José. Finanças Públicas: foco na política fiscal, no planejamento e orçamento público. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MORGAN, B. F. A determinação do custo do ensino na educação superior: o caso da Universidade de Brasília. 2004. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

MOURA, J. F. de M. O sistema de contabilidade do governo federal na mensuração dos custos dos programas de governo e das unidades gestoras. 2003. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

NASCIMENTO, M. L. Sistema de Custos do Superior Tribunal de Justiça: uma abordagem para gestão estratégica de custos na administração pública. 2008. Dissertação (Especialização em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público) – Centro Universitário do Distrito Federal, Brasília, 2008.

NUNES, Marcos Alonso. Custos no Serviço Público. Brasília: Enap, 1998.

PERES, Ursula Dias. Custos de Transação e Estrutura de Governança no Setor Público. RBGN, São Paulo, vol. 9, n. 24, p 15-30, maio/ago, 2007.

POLLITT, C.; BOUCKAERT, G. Avaliando reformas da gestão pública: uma perspectiva internacional. Revista do Serviço Público, ano 53. n. 3. Jul./set. 2002.

REMÍGIO, H. G. Custos no serviço público: um modelo aplicado ao custeio dos processos judiciais. 2002. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade de Brasília, Brasília, 2002.

RICCIO, Edson Luiz. Uma Contribuição ao Estudo de Contabilidade como Sistema de Informação. Tese de Doutorado, São Paulo: FEA/USP, 1989.

RICCIO, Edson Luiz; GRILLO, Rosana C. M. Sistemas de Informação: ênfase em controladoria e contabilidade. São Paulo, Atlas: 2009.

ROCHA, Welington. Contribuição ao Estudo de um Modelo Conceitual de Sistema de Informação de Gestão Estratégica. Tese de Doutorado. São Paulo, FEA/USP, 1999.

SEABRA, Sérgio Nogueira. A nova administração pública e as mudanças organizacionais. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 4, p. 19-43, Jul./Ago. 2001.

SILVA, Cézar Augusto Tibúrcio (Org.). Custos no Setor Público. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. 248 p.

SILVA, C. A. T. Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais. UnB Contábil, Brasília, UnB, v. 1, n. 1, 1998.

SILVA, Lino Martins. Contribuição ao estudo para implantação de um sistema de custeamento da administração pública. Tese de Livre Docência. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 1996.

STEINER, R. New public management in swiss municipalities. International Public Managemnet Journal, v. 3, Elsevier Science, Grant Britain. p. 169-189, 2000.

WILLIAMSON, O. E. The economic institutions of capitalism: firms, markets, relational contracting. New York: The free press, 1985.

WILLIAMSON, O. E. Transaction cost economics: How it works; Where it is headed. In: De economist. Volume 146, Issue 1, pp. 23-58, April, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.