Metodologia da pesquisa científica para além da vida acadêmica: apreciação de estudantes e profissionais formados sobre sua aplicabilidade na vida profissional

Íris Caldas Laranjeiras, Kátia Silene Lopes de Souza Albuquerque, Maria das Graças Moreno Soledade Fontes

Resumo


O objetivo deste artigo foi verificar de que forma a Metodologia da Pesquisa Científica pode promover a melhoria do desempenho dos estudantes, seja na vida acadêmica, ou na atuação profissional. A discussão sobre o ensino da Metodologia da Pesquisa Científica foi estruturada a partir da abordagem do papel da disciplina no contexto das responsabilidades do ensino superior, incluindo comentários sobre fatores inibidores ao aprendizado adequado, bem como fornecendo esclarecimentos sobre as contribuições da matéria à vida acadêmica e profissional dos estudantes. Para fundamentação desse estudo, foi feita, inicialmente, uma revisão da bibliografia relacionada ao tema, seguida da aplicação de questionários a uma amostra composta por 114 graduandos e 28 profissionais formados em áreas diversas, ao todo foram 142 respondentes. O instrumento aplicado para coleta dos dados empíricos utilizou a escala de Likert de 1 a 7 pontos, para conhecer o grau de concordância quanto às questões. Em seguida, a análise dos resultados apoiou-se no somatório das médias ponderadas obtidas para cada variável investigada, para calcular do ranking médio de anuência. Os resultados indicaram que de fato as contribuições da disciplina são extensivas à vida profissional, ressaltando-se que somente uma mudança cultural, no sentido de incorporar o ensinamento da matéria à prática das tarefas diárias, é que pode assegurar repercussões favoráveis ao aprimoramento do desempenho geral dos estudantes em todas as áreas da vida, e não apenas na academia.

Palavras-chave


Metodologia da Pesquisa Científica. Ensino Superior. Desempenho Profissional.

Texto completo:

ARTIGO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.