Análise dos conteúdos de tecnologia da informação sugeridos pelo currículo mundial frente à percepção dos profissionais da área contábil

Larissa Couto Campos, Sirlei Lemes

Resumo


A ONU (Organização das Nações Unidas), UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development) e o ISAR (International Standards of Accounting and Reporting), ao observar a relevância da Tecnologia da Informação (T.I.) nos trabalhos dos contadores, acrescentou um bloco específico sobre T.I. em sua proposta do Currículo Mundial (CM). Entretanto, análises comparativas entre o CM e currículos adotados em faculdades de Ciências Contábeis brasileiras apontaram para o fato de que disciplinas da área de T.I. são as menos ofertadas por essas instituições. Assim, o presente estudo teve por objetivo identificar a percepção dos profissionais de Contabilidade da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, quanto à relevância dos conteúdos de T.I. propostos pelo CM para suas atividades profissionais. Para isso, um questionário foi aplicado a 137 alunos e egressos de cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino de Uberlândia. Com base no CM, 16 conteúdos de T.I., que deveriam ser abordados nos cursos de Contabilidade, foram relacionados. Cada respondente deveria apontar o quanto concordava com a relevância de cada tópico apresentado, por meio de uma escala Likert de sete pontos. Os resultados da pesquisa evidenciam que, na percepção dos respondentes, é relevante o aprendizado dos conteúdos de T.I.  sugeridos pelo CM para sua atuação profissional, delineando, portanto, a necessidade de se dar maior enfoque a tais conteúdos nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis.

Palavras-chave


Tecnologia da Informação. Currículo Mundial. Ensino em Contabilidade.

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