Competitividade na educação superior privada e a proposição de um modelo estrutural para avaliação de desempenho da firma
Resumo
O presente artigo realiza uma reflexão no estudo da competitividade do setor de educação superior brasileira, mediante a proposição da criação de um modelo estrutural capaz de mensurar o desempenho das organizações do referido segmento. Para tanto, se aprofunda no debate das diferentes origens e conceitos sobre competitividade, seguido dos principais modelos de competitividade e das diferentes formas de avaliação do Desempenho Financeiro da Firma. A pesquisa é classificada como quantitativa e exploratória, realizada por meio de coleta documental e bibliográfica. A análise quantitativa se dá por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), em específico o método dos Mínimos Quadrados Parciais. Os resultados apresentaram um modelo estrutural capaz de auxiliar na avaliação da competitividade do referido setor. Finalmente, concluí-se que as IES privadas brasileiras precisam se preocupar com as variáveis identificadas, que podem representar boas oportunidades ou terríveis ameaças em um cenário cada vez mais competitivo.
Palavras-chave
competitividade; educação superior privada; modelo estrutural; desempenho
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ISSN: 2177-8426