Hábito de leitura dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Resumo
Este estudo tem por objetivo conhecer os hábitos de leitura dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Quanto à amostra utilizada para a realização deste estudo, foram investigados os alunos do primeiro, quarto e oitavo semestres com o objetivo de mostrar a evolução dos hábitos de leitura no decorrer do curso. Em relação à coleta de dados, ela foi realizada através da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas desenvolvido para a realização deste estudo e foi aplicado a 99 estudantes dos 120 matriculados nas 3 turmas estudadas (82,5% do total). Este estudo, quanto aos objetivos é exploratório e descritivo, quanto aos procedimentos, é bibliográfico com levantamento de dados através de coleta direta de dados junto aos alunos, quanto à abordagem do problema, é quantitativa e qualitativa. Os principais resultados mostraram 9,21 livros relacionados ao curso em média ao longo de todo o curso (constatado no 8º semestre), a maioria lê mais de 30 minutos diariamente, e a maioria nos 3 semestres acredita que o que poderia contribuir para a melhora do hábito de leitura seria dispor de mais tempo para leitura, e também a maioria optou por “pouco tempo disponível” e “cansaço devido ao trabalho” como o que mais dificultaria a prática da leitura no dia-a-dia. Os principais resultados sugerem que apesar de possuírem o hábito de leitura, este seria insuficiente, visto que os estudantes pesquisados deveriam relacionar várias leituras e pontos de vista de autores diversos, o que não se alcançaria com a leitura de menos de um livro por disciplina. Mesmo quando são comparados os números de pesquisa na área educacional, os estudantes deste curso não alcançaram a média de livros lidos por ano por estudante no Brasil, o que preocupa diante da crescente necessidade de profissionais qualificados para o mercado de trabalho na área contábil.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.
CARBELLO, Regina Cassol; PAIVA, Márcia Regina. Leitura no ensino superior: o uso da biblioteca sob a perspectiva dos discentes. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem01/COLE_3571.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012.
CHARTIER, Anne Marie; HÉBRARD, Jean. Discursos sobre a leitura (1880-1890). São Paulo: Ática, 1995.
DANTAS, Marcelo; CAVALCANTE, Vanessa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/14344653/Pesquisa-qualitativa-e-quantitativa>. Acesso em: 27 nov. 2012.
FRANCO, Jôsy Roquete; SILVA, Nelson Vieira da. Leitura: habilidade essencial no ensino superior. Disponível em: <http://www.atenas.edu.br/faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientifica/REVISTA%20CIENTIFICA%202010/14%20HABILIDADE%20ESSENCIAL%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR.pdf>. Acesso em: 27 out. 2012.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: Considerações em torno do ato de estudar. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HÁBITO. In: Aurélio: Dicionário da língua portuguesa. [S. l.: s. n.], [20--?]. (Versão eletrônica para aplicativo do Sistema operacional Android, Babylon versão 9.0.2)
HÁBITO. In: Michaelis: Moderno dicionário da língua portuguesa. [S. l.: s. n.], [20--?]. (Versão eletrônica para aplicativo do Sistema operacional Android, Babylon versão 9.0.2)
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da Leitura, Campinas: Pontes, 2008.
LUCKESI. Cipriano, et al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 5.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2001. p. 43-44.
MARTINS, Rosilda Baron. Metodologia científica: como tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos. Curitiba: Juruá, 2005.
MOURA, Eduardo de Souza; MATSUDO, Sandra Mahecha; ANDRADE, Douglas Roque. Perfil do hábito de leitura de alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário UniFMU. Disponível em: <http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/385/438>. Acesso em: 25 out. 2012.
NUNES, José Horta. Formação do leitor brasileiro: imaginário da leitura no Brasil colonial. São Paulo: UNICAMP, 1994.
RIBEIRO, Ana Cláudia; GARCIA, Daniel Xavier. Bibliotecário e leitura: hábitos de leitura dos futuros profissionais da informação. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/default/files/Bibliotecario%20e%20leitura_id.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2012.
SANTOS, Silmara de Jesus Bignardi Dos. A importância da leitura no ensino superior. Disponível em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/reduc/article/download/193/190>. Acesso em: 11 nov. 2012.
SILVA, Ezequiel Theodoro. A produção da leitura na escola ( pesquisas x propostas). 2. ed. São Paulo: Ática, 2005.______. O bibliotecário e a análise dos problemas de leitura. São Paulo: Unicamp, 1986.
SOARES, M. B. As condições sociais da literatura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAM, Regina (Org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1991. p. 18-29.
SOUZA FILHO, Marinho Celestino de. Breve história da leitura e da escrita. escrito 2011. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26218:breve-historia-da-leitura-e-da-escrita&catid=282:287&Itemid=21>. Acesso em: 11 out. 2012.
TOURINHO, Cleber. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do ensino superior: “deficiência” ou simples falta de hábito? Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2004/GT.4/GT4_2_2004.pdf>. Acesso em: 28 out. 2012.
VIEIRA, Dislane Prates. Hábito de leitura dos acadêmicos do curso de ciências contábeis. Disponível em: <http://www.grupos.com.br/group/cconunimontes2009/Messages.html?action=download&year=09&month=11&id=1257601711128098&attach=MONOGRAFIA_FINAL_formatada+Dislane.doc>. Acesso em: 27 out. 2012.
Texto completo:
2-18Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.
CARBELLO, Regina Cassol; PAIVA, Márcia Regina. Leitura no ensino superior: o uso da biblioteca sob a perspectiva dos discentes. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2012.
CHARTIER, Anne Marie; HÉBRARD, Jean. Discursos sobre a leitura (1880-1890). São Paulo: Ática, 1995.
DANTAS, Marcelo; CAVALCANTE, Vanessa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2012.
FRANCO, Jôsy Roquete; SILVA, Nelson Vieira da. Leitura: habilidade essencial no ensino superior. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2012.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: Considerações em torno do ato de estudar. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HÁBITO. In: Aurélio: Dicionário da língua portuguesa. [S. l.: s. n.], [20--?]. (Versão eletrônica para aplicativo do Sistema operacional Android, Babylon versão 9.0.2)
HÁBITO. In: Michaelis: Moderno dicionário da língua portuguesa. [S. l.: s. n.], [20--?]. (Versão eletrônica para aplicativo do Sistema operacional Android, Babylon versão 9.0.2)
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da Leitura, Campinas: Pontes, 2008.
LUCKESI. Cipriano, et al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 5.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2001. p. 43-44.
MARTINS, Rosilda Baron. Metodologia científica: como tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos. Curitiba: Juruá, 2005.
MOURA, Eduardo de Souza; MATSUDO, Sandra Mahecha; ANDRADE, Douglas Roque. Perfil do hábito de leitura de alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário UniFMU. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2012.
NUNES, José Horta. Formação do leitor brasileiro: imaginário da leitura no Brasil colonial. São Paulo: UNICAMP, 1994.
RIBEIRO, Ana Cláudia; GARCIA, Daniel Xavier. Bibliotecário e leitura: hábitos de leitura dos futuros profissionais da informação. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2012.
SANTOS, Silmara de Jesus Bignardi Dos. A importância da leitura no ensino superior. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2012.
SILVA, Ezequiel Theodoro. A produção da leitura na escola ( pesquisas x propostas). 2. ed. São Paulo: Ática, 2005.______. O bibliotecário e a análise dos problemas de leitura. São Paulo: Unicamp, 1986.
SOARES, M. B. As condições sociais da literatura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAM, Regina (Org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1991. p. 18-29.
SOUZA FILHO, Marinho Celestino de. Breve história da leitura e da escrita. escrito 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2012.
TOURINHO, Cleber. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do ensino superior: “deficiência” ou simples falta de hábito? Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2012.
VIEIRA, Dislane Prates. Hábito de leitura dos acadêmicos do curso de ciências contábeis. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
INDEXADORES:
ISSN: 2177-8426