Hábito de leitura dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Hanaelson Souza de Santana, Daniel de Jesus Pereira, Luiz Ivan dos Santos Silva, Kroiff Freitas de Araujo

Resumo


Este estudo tem por objetivo conhecer os hábitos de leitura dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Quanto à amostra utilizada para a realização deste estudo, foram investigados os alunos do primeiro, quarto e oitavo semestres com o objetivo de mostrar a evolução dos hábitos de leitura no decorrer do curso. Em relação à coleta de dados, ela foi realizada através da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas desenvolvido para a realização deste estudo e foi aplicado a 99 estudantes dos 120 matriculados nas 3 turmas estudadas (82,5% do total). Este estudo, quanto aos objetivos é exploratório e descritivo, quanto aos procedimentos, é bibliográfico com levantamento de dados através de coleta direta de dados junto aos alunos, quanto à abordagem do problema, é quantitativa e qualitativa. Os principais resultados mostraram 9,21 livros relacionados ao curso em média ao longo de todo o curso (constatado no 8º semestre), a maioria lê mais de 30 minutos diariamente, e a maioria nos 3 semestres acredita que o que poderia contribuir para a melhora do hábito de leitura seria dispor de mais tempo para leitura, e também a maioria optou por “pouco tempo disponível” e “cansaço devido ao trabalho” como o que mais dificultaria a prática da leitura no dia-a-dia.  Os principais resultados sugerem que apesar de possuírem o hábito de leitura, este seria insuficiente, visto que os estudantes pesquisados deveriam relacionar várias leituras e pontos de vista de autores diversos, o que não se alcançaria com a leitura de menos de um livro por disciplina. Mesmo quando são comparados os números de pesquisa na área educacional, os estudantes deste curso não alcançaram a média de livros lidos por ano por estudante no Brasil, o que preocupa diante da crescente necessidade de profissionais qualificados para o mercado de trabalho na área contábil.

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Referências


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