A responsabilidade social corporativa e sua interface com as instituições bancárias
Resumo
RESUMO
Este estudo busca realizar uma análise crítica sobre as ações que as instituições financeiras, aqui representados por grandes bancos brasileiros, estão fazendo pelo meio ambiente em comparação com as suas respectivas políticas internas voltadas aos seus colaboradores internos e também seus clientes. A pesquisa realizada tipicamente descritiva e apoiada em dados secundários. O referencial teórico é sustentado nos temas da responsabilidade sócio-ambiental, tais como questão ambiental, posicionamento empresarial referente à responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, além de introduzir o papel dos bancos neste cenário. A análise dos Relatórios de Responsabilidade Social Empresarial dos bancos revela que o setor bancário está evoluindo para uma ação estruturada e integrada, indicando a crescente institucionalização da prática social. Para além de lutar pela natureza é preciso reestruturar a relação dos seres humanos com a natureza e dos seres humanos entre si, ou seja, um movimento configurado em projetos políticos que visam a transformação social.
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A análise dos Relatórios de Responsabilidade Social Empresarial dos bancos Bradesco S.A. e ITAÚ UNIBANCO HOLDING S/A revela que o setor bancário está evoluindo para uma ação estruturada e integrada, indicando a crescente institucionalização da prática social. As duas instituições financeiras, demonstram interesses semelhantes no que se refere aos investimentos em ações sociais. Diante este estudo, foi possível observar a transparência que essas organizações têm quando se trata de responsabilidade social. O tema tratado neste trabalho é visto com ênfase nas relações com investidores, fornecedores e sociedade.
Sugere-se pesquisar quais os futuros projetos de ações que estes bancos possuem em relação ao meio ambiente e quais as medidas que serão tomadas para contribuir com a preservação dos recursos naturais, que atualmente estão sendo prejudicados pelas grandes indústrias. Para finalizar, propõe-se fazer estes levantamentos nos períodos anteriores, para analisar como foi a evolução do padrão RSE dos dois bancos estudados aqui, bem como uma verificação dos relatórios dos outros bancos brasileiros.
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa teórica sobre o tema da responsabilidade social empresarial e foi parcialmente atingido. Foram analisados apenas dois bancos, que não podem ser apresentados como todos os bancos brasileiros. A principal fonte de informação foram os relatórios publicados pelos próprios bancos e nenhuma informação contrária aos mesmos é publicada neles. Neste ponto ficou evidente as limitações do presente trabalho, que na próxima etapa (análise de outros anos e outros bancos) deverá consultar outras fontes, como, por exemplo, questionários.
A qualidade de vida dos cidadãos passa por sua identidade enquanto consumidor, os bancos analisados não apresentam políticas claras e consistentes de redução de filas ou diminuição de tarifas. Antes da preocupação com meio ambiente ser prioritária para os bancos, seria necessário uma melhoria nos serviços que eles se propõem a oferecer.
Para além de lutar pela natureza é preciso reestruturar a relação dos seres humanos com a natureza e dos seres humanos entre si, ou seja, um movimento configurado em projetos políticos que visam a transformação social.
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ISSN: 2177-8426