Análise dos indicadores financeiros da Embraer: um estudo ex-ante da sua venda

Eric Gardel de Oliveira Santos, Raiza Gabriele Lima dos Santos

Resumo


A origem da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) assemelha-se às indústrias petrolíferas e siderúrgicas, com participação dos militares na sua criação. O setor da indústria aeronáutica voltado a fabricação de aeronaves conta com empresas transnacionais, tais como Boeing, Bombardier e Airbus. Em dezembro de 2017, a Embraer anunciou planos para uma parceria com a Boeing, objetivando a manutenção da competitividade no mercado de aviação. Este artigo busca avaliar os indicadores financeiros da Embraer, antes da sua venda para a empresa norte americana Boeing. Esta pesquisa tem o caráter descritivo e bibliográfico, em virtude da utilização de dados que não receberam tratamento e podem ser usados conforme as necessidades do autor. Tendo como base as demonstrações contábeis publicadas no período entre 2012 e 2016, efetuou-se uma análise nos indicadores de liquidez, lucratividade, rentabilidade, endividamento, atividade e rotatividade. Os resultados indicam que, antes da sua venda, a Embraer se apresentava como uma empresa solida, com propensão de rentabilidade presente e futura, sendo assim é provável, que sua venda tenha sido motivada como estratégia de mercado, frente a suas concorrentes.


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