Didática na percepção dos discentes: um estudo de caso no curso de ciências contábeis do Centro Universitário Facex

Andréa Marques Freire, Moaldecir Freire Domingos Junior, Tarso Rocha Lula Pereira

Resumo


Esta pesquisa analisou a compreensão dos graduandos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) a respeito da eficácia didática dos docentes na elaboração e aplicação do processo de ensino e aprendizagem, tomando como base a eficácia das dinâmicas de ensino utilizadas pelos professores; da avaliação sobre a orientação nas atividades desenvolvidas; da eficácia do material didático utilizado pelos professores; da eficácia na utilização de recursos na interação entre professores e alunos (videoconferências, chats, fóruns de discussão, entre outros.); da eficácia dos termos da linguagem utilizada pelos professores; da eficácia na relação entre professores e alunos e da utilização de uma didática específica nos cursos de Ciências Contábeis. O questionário utilizado foi adaptado da obra de Brauer (2012) e aplicado no mês de março de 2018 através da ferramenta Formulários Google. Trata-se de uma pesquisa descritiva aplicada sob o método de estudo de caso com abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa. Para efetuar a análise estatística dos dados foi utilizado o software Excel. Observou-se que os participantes da pesquisa, em sua grande maioria, validam como adequada a didática aplicada pelos docentes no processo de ensino-aprendizagem para a construção de conhecimentos relativos à área de estudo do curso de Ciências Contábeis em questão.

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