Aprendizagem organizacional em organizações públicas: a experiência de uma universidade corporativa
Resumo
O presente artigo visa analisar se a Universidade Corporativa (UC) é um meio eficaz de aprendizagem organizacional. O trabalho está baseado em um estudo de caso realizado em uma empresa pública estadual, antecedido pela revisão bibliográfica e levantamento documental. Foi utilizado como instrumento de coleta o roteiro de entrevista semi-estruturada. No processo de análise dos dados empíricos foram construídas categorias relacionadas aos conceitos-chave que permitiram verificar aspectos sobre aprendizagem organizacional, da gestão do capital intelectual e do modelo de Universidade Corporativa adotada em organizações, especialmente, públicas. Os resultados apontam que a Universidade Corporativa da empresa pesquisada ainda não se constitui como veículo para a aprendizagem organizacional, a despeito dos esforços de comunicação interna e da maior democratização. Verificou-se, ainda que o modelo de UC proposto encontra-se em processo de implantação em razão de limitações que facilitem o compartilhamento do conhecimento e, portanto a construção de uma visão sistêmica da aprendizagem.
Palavras-chave
Aprendizagem Organizacional; Universidade Corporativa; Organização Pública.
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ISSN: 2177-8426