Entre otimismo x dificuldade de alcance até 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: um estudo exploratório junto a estudantes de Loccity um microcosmo brasileiro

Antonio Nunes Pereira

Resumo


O presente artigo pretende avaliar, na percepção de estudantes brasileiros, quão viáveis são os objetivos de desenvolvimento do milênio. Objetiva-se com o estudo exploratório identificar quais são os objetivos que são percebidos como de difícil alcance. O referido diagnóstico mostra-se relevante, pois serão os estudantes os futuros empreendedores e implementadores de políticas públicas no país. Como método de coleta foi utilizado a técnica de questionário com auxílio de programa de formulários. Ao final do estudo verificou-se que dois objetivos devem merecer maior atenção, na medida que fugiram do que se poderia delimitar de um padrão otimista de viabilidade, quais sejam: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; e alcançar a igualdade de gênero com empoderamento. Sob a perspectiva educacional e profissional inserir os ODMs mostra-se relevante para resultados que rompam com a perspectiva de curto prazo, estado reprogramável pela imaginação que pode ajudar na elaboração de modelos e de práticas mais consistentes com a sustentabilidade.

Texto completo:

71-84

Referências


AGOSTINI, C. O cumprimento do objetivo Assegurar a Sustentabilidade Ambiental, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no Vale do Taquari-RS. Desenvolvimento em Questão, Ijuí-RS, n. 35, p.103-141, 2016. Disponível em: . Acesso em: 1º nov. 2021.

ASAZU, C. Prêmio ODM Brasil 2005 Trabalhando a mudança do que é preciso mudar. Revista do Serviço Público, Brasília-DF, vol.56, n.4, p.465-473, 2005. Disponível em: . Acesso em: 31 out.2021.

BRASIL. Presidência da República. Histórico ODM. [2017]. Disponível em:. Acesso em: 6 nov. 2021.

CYRULNIK, B.; MORIN, E. Diálogo sobre a natureza humana. São Paulo: Palas Athena, 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). PROCLAMAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM. [1948]. Disponível em: . Acesso em: 3 nov. 2021.

PEREIRA, D. R. M.; FERREIRA, A. R. S.; PINTO, M. R.; FERREIRA, R. N. Perfil das condições de saúde das capitais brasileiras na perspectiva dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Revista do Serviço Público. Brasília-DF, v.60, n.2, p.141-158, 2009. Disponível em: . Acesso em: 1º nov. 2021.

PORTELA, P.H.G. Direito internacional público e privado. 7.ed. Salvador-BA: JusPodivm, 2015.

SILVA, J. A. da. Curso de direito constitucional positivo. 35. ed. São Paulo-SP: Malheiros, 2012.

UNITED NATIONS. Sustainable development goals. New York: United Nations Publications, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES:

 

 

 

 

 

 

 

 

ISSN: 2177-8426