Campanhas de prevenção à Covid-19: uma análise de conteúdo de marketing social

Claudia Rosa Acevedo, Levi Gomes Lourenço, Bruno Alves Catão

Resumo


A pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 gerou impactos significativos na economia e sociedade, desencadeando respostas globais e nacionais de atores de marketing social para impedir a proliferação da doença, que realizaram campanhas de comunicação para incentivar comportamentos preventivos como o distanciamento social, uso de máscaras e medidas de higiene. Este trabalho explorou os apelos utilizados nas campanhas de marketing social no Brasil entre março de 2020 e abril de 2021. Os apelos utilizados foram os de empatia, coesão social, medo e nojo, autoritário e racional, sendo mais frequente o racional. Discutiu-se as diferenças de mensagem que cada tipo de emissor produziu e que a distribuição dos apelos se alterou comparando os seis meses iniciais da pandemia - com comunicações concentradas em apelos racionais - com os meses seguintes que tiveram apelos mais distribuídos. Recomenda-se estudos adicionais de efetividade das campanhas e sobre a coesão que os diferentes atores de marketing social - em especial o Ministério da Saúde - tiveram ao construir suas estratégias de enfrentamento.

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