Campanhas de prevenção à Covid-19: uma análise de conteúdo de marketing social

Claudia Rosa Acevedo, Levi Gomes Lourenço, Bruno Alves Catão

Resumo


A pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 gerou impactos significativos na economia e sociedade, desencadeando respostas globais e nacionais de atores de marketing social para impedir a proliferação da doença, que realizaram campanhas de comunicação para incentivar comportamentos preventivos como o distanciamento social, uso de máscaras e medidas de higiene. Este trabalho explorou os apelos utilizados nas campanhas de marketing social no Brasil entre março de 2020 e abril de 2021. Os apelos utilizados foram os de empatia, coesão social, medo e nojo, autoritário e racional, sendo mais frequente o racional. Discutiu-se as diferenças de mensagem que cada tipo de emissor produziu e que a distribuição dos apelos se alterou comparando os seis meses iniciais da pandemia - com comunicações concentradas em apelos racionais - com os meses seguintes que tiveram apelos mais distribuídos. Recomenda-se estudos adicionais de efetividade das campanhas e sobre a coesão que os diferentes atores de marketing social - em especial o Ministério da Saúde - tiveram ao construir suas estratégias de enfrentamento.

Texto completo:

85-96

Referências


ANDREASEN, David R. Social Marketing: Its Definition and Domain. Journal of Public Policy and Marketing, v. 13, n. 1, p. 108-114. 1994.

BARBOZA, Stephanie I. S., COSTA, Francisco J. da. Marketing Social para Doação de Sangue: Análise da Predisposição de Novos Doadores. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 7, p. 1463-1474. 2014.

BERELSON, B. Content Analysis in Communication Research. New York: Hafner. 1952.

BETSCH, Cornelia, et al. Social and behavioral consequences of mask policies during the COVID-19 pandemic. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 117, n. 36, p. 21851-21853. 2020.

BRITO, José; DARLINGTON, Sasha. Fundo de combate à pandemia financiou envio de cloroquina a estados até janeiro. São Paulo: CNN Brasil. Disponível em < https://bit.ly/3zlu7rm >. Acessado em 21 de julho de 2021.

BONELL C, et al. Harnessing behavioural science in public health campaigns to maintain ‘social distancing’ in response to the COVID-19 pandemic: key principles. Journal of Epidemiological Community Health, v. 74, p. 617-619. 2020.

CHENG, Vincent et al. The role of community-wide wearing of face mask for control of coronavirus disease 2019 (COVID-19) epidemic due to SARS-CoV-2. Journal of Infection, 2020.CURTIS, Valerie. Don’t Touch, Don’t Look, Don’t Eat: The Science Behind Revulsion. University of Chicago Press, Chicago. 2013.

CZEILER, M. É. Mental Health, Substance Use, and Suicidal Ideation During the COVID-19 Pandemic: United States, June 24–30, 2020. MMWR Morbidity and Mortality Weekly Report, v. 69, p. 1049–1050. 2020.

CUDJOE, Thomas K. M., & Kotwal, Ashwin A. "Social Distancing" Amid a Crisis in Social Isolation and Loneliness. Journal of the American Geriatrics Society, v. 68, n. 6. 2020

DALTON, Craig B.; CORBETT, Stephen J.; KATELARIS, Anthea L. Pre-emptive low cost social distancing and enhanced hygiene implemented before local COVID-19 transmission could decrease the number and severity of cases. The Medical Journal of Australia, v. 212, n. 10, p. 1. 2020.

DAVIS, D. Empathy: A social psychological approach. Brown & Benchmark, Madinson, WI. 1996.

DRURY, John, et al. Facilitating Collective Psychosocial Resilience in the Public in Emergences: Twelve Recommendations based on the Social Identity Approach. Frontiers in Public Health, v. 7, n. 141. 2019.

FIOCRUZ. Série Histórica de Ocupação de Leitos de COVID-19 para Adultos no SUS. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz. 2021. Disponível em < https://bit.ly/3DcpT7v >. Acessado em 11 de julho de 2021.

GEORGE, Jennifer M. Asymmetrical effects of rewards and punishments: The case of social loafing. Journal of Occupational and Organizational Psychology, v. 68, p. 327-338. 1995.

GHEBREYESUS, Tedros Adhanom. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19. In: World Health Organization Media Briefing on Covid-19, Genebra, 11 Mar. 2020. Disponível em < https://bit.ly/3jencKN >. Acessado em 13 set. 2020.

GONDIM, João A. M. Preventing epidemics by wearing masks: An application to COVID-19. arXiv:2009.03808. 2020.

GORDON, Ross. Re-thinking and re-tooling the social marketing mix. Australasian Marketing Journal (AMJ), v. 20, n. 2. 2012.

GULLINO, Daniel. Estados obrigam uso de máscaras contra a COVID-19, mas quem descumpre regra raramente é punido. Rio de Janeiro: Jornal O Globo, 2021. Disponível em < https://glo.bo/3gwjCdk >. Acessado em 11 de julho de 2021.

HE, Hongwei; HARRIS, Lloyd. The impact of Covid-19 pandemic on corporate social responsibility and marketing philosophy. Journal of Business Research, v. 116, p. 176-182. 2020.

KOTLER, Philip; LEE, Nancy R. Social Marketing: Influencing Behaviors for Good. Sage, 4ª ed, Thousand Oaks. 2011.

LAI, Chih-Cheng et al. Severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and coronavirus disease-2019 (COVID-19): The epidemic and the challenges. International Journal of Antimicrobial Agents, v. 55, n. 3. 2020.

LEE, Elizabeth C. et al. The engines of SARS-CoV-2 spread. Science, v. 370, n. 6515, p. 406-407. 2020.

LAL DAS, D.K.; BHASKARAN, V. Research Methods for Social Work. Rawat, p. 173-193. New Delhi. 2008.

MARTINS, Leandro. Falta de Campanhas e Fake News podem ter agravado efeitos da pandemia. Brasília: Empresa Brasileira de Comunicação. Disponível em < https://bit.ly/3BcYG2X >. Acessado em 21 de julho de 2021.

MELO, Cristiane M. L. de, et al. COVID-19 pandemic outbreak: The Brazilian reality from the first case to the collapse of health services. Anais da Academia Brasileira de Ciências. v. 92, n. 4. 2020.

OECD. OECD Economic Outlook. OECD Publishing, v. 2020, n. 1. Paris, 2020. Disponível em < https://bit.ly/2UP7JaM >. Acessado em 11 set. 2020.

PERREAULT, W. D. & LEIGH E. L. Reliability of nominal data based on quantitative judgments. Journal of Marketing Research, v. 23, p. 130–43. 1989.

OLIVEIRA, Elida. ORTIZ, Brenda. Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil. Brasília, G1, 26 fev. 2020. Disponível em < https://glo.bo/2Wq32Vm >. Acessado em 12 dez. 2020.

PIAGET, Jean. The Moral Judgement of the Child. The Free Press, Glencoe, IL. 1932.

RANGUN, V. K. & KARIM, S. Teaching Note: Focusing the Concept of Social Marketing. Washinton, D.C: Academy for Educational Development AIDSCOM Project, 1991.

SHEN, L. Targeting smokers with empathy appeal antismoking public service announcements: A Field Experiment. Journal of Health Communication, v. 20, n. 5, p. 573-580. 2015.

SHEREEN, Muhammad Adnan et al. COVID-19 infection: Origin, transmission, and characteristics of human coronaviruses. Journal of Advanced Research, v. 24, p. 91-98. Jul. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Advice on the use of masks in the context of COVID-19. World Health Organization Interim Guidance. 2020a.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. Nova Iorque, World Health Organization. 2020b. Disponível em . Acessado em 12 dez. 2020. WORLD HEALTH ORGANIZATION. PAN AMERICAN HEALTH ORGANIZATION.

Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe. Organização Pan Americana de Saúde. 2021. Disponível em < https://bit.ly/387iR5K >. Acessado em 15 de maio de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES:

 

 

 

 

 

 

 

 

ISSN: 2177-8426