Comportamento, decisão de compras e nível de satisfação no setor supermercadista
Resumo
Esta pesquisa teve como finalidade entender o comportamento dos clientes do Ferreira Supermercados, à luz da abordagem teórica de importantes estudiosos das temáticas: satisfação dos consumidores, comportamento dos consumidores, necessidades, desejos de compra, marketing, consumo, sedução e fidelização dos clientes. Nesse sentido, a literatura adotada trouxe reflexões sobre o valor intrínseco dos produtos, conhecimento de mercado, diferencial em relação aos concorrentes, além de outros importantes aspectos associados a necessidade, a satisfação e ao comportamento dos consumidores. Para cumprir com a finalidade do estudo, foi realizado um levantamento, por meio da utilização de questionário estruturado aplicado aos clientes do Ferreira Supermercados. Os resultados mostram a alta frequência com que os clientes retornam ao Ferreira Supermercados (inclusive, mais de uma vez por dia), e os vários momentos nos quais a maioria dos clientes efetuaram suas compras no estabelecimento, o que sugere a existência de fidelização destes com o Ferreira Supermercados. Estes resultados podem inclusive serem comparados com os de outros estudos realizados em supermercados de mesmo porte e origem “familiar”. Além disso, foi possível entender melhor os clientes do Ferreira Supermercados, que apontaram além de fraquezas, a relevância da divulgação, quanto como do hortifruti, destacando suas forças, que são o atendimento e a limpeza, e como esses aspectos influenciam no consumo. Ao fim, o resultados da pesquisa realizada no Ferreira Supermercados permitiram concluir que através do índice de satisfação, é possível afirmar que os clientes estão satisfeitos com empresa Ferreira Supermercados; que existe uma necessidade em conquistar novos clientes e, necessidade de conhecer cada vez mais seus consumidores almejando o retorno contínuo dos mesmos.
Texto completo:
47-60Referências
ASSIS, F. de. Projeto de pesquisa: comportamento do consumidor. 62 folhas. Monografia. Curso de especialização em Gestão Estratégica Empresarial – Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), Londrina-PR, 2011. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2021.
BEBER, S. J. N. Estado atual dos estudos sobre a satisfação do consumidor. Anais do XX III Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), Foz do Iguaçu-PR, 1999. Disponível em:< http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad1999-mkt-29.pdf > Acesso em: 22 dez. 2022.
BEIJAMIN, A. H. V. O conceito jurídico de consumidor. Revista dos tribunais, São Paulo, 1988.
BENDASSOLLI, P. F.; WOOD, T. Jr.; KIRSCHBAUM, C.; CUNHA, M., P. Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. SciELO- Scientific Electronic Library Online. São Paulo , v. 49 ,n.1, jan./mar. 2009. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ea/a/G37mRh8hrkJkjGqk3yYX3qG/?lang=pt> Acesso em: 2 fev. 2022.
BEZERRA, G. J. et al. Satisfação do consumidor: construção de indicadores a partir de um levantamento entre clientes da Rede de Supermercado Abevê. Anais do IX Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade, Ponta Porã-MS, v. 1, n. 1, 2011.
COBRA, M. Um resumo do percurso do marketing brasileiro. Curitiba-PR, Revista FAE BUSINESS, n.4, dez. 2002. Disponível em: < https://img.fae.edu/galeria/getImage/1/16578658777920246.pdf > Acesso em: 22 dez. 2021.
ANDRADE, D. V. C. de. Quando o tipo de produto importa? Determinantes e variabilidades da compra por impulso em homens e mulheres. Porto: U.PORTOU. PORTO, repositório abeto, 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo :Paulo: Atlas, 2002.
HEINZ, D.; COSTA, J. I. P.; PEREIRA, E. W. Composto de marketing em redes de compras: estudo comparativo das percepções de administradores e associados em uma rede de supermercados. Porto Alegre-RS, REAd. Revista Eletrônica de Administração, mai./ago. 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/read/a/7pq6XXCBx6dWwVytxZ8KRZD/?lang=pt Acesso em: 2 fev. 2022.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos S. A., 1999.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle; tradução Ailton Bomfim Brandão. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAIMER, C. G.; LAIMER, V. R.; BEUX, M. C. Qualidade no atendimento: uma alternativa para obter a satisfação dos clientes de uma instituição financeira. Passo Fundo-RS, Revista de Administração IMED, v. 2, n. 2, p. 106-117, 2012.
LIMA, M. R. S. Satisfação dos consumidores em relação às compras em um supermercado virtual: Um estudo em uma capital de um Estado Brasileiro. 135p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Curitiba-PR, 2001. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/2079/000313978.pdf?sequence=1 . Acesso em: 23 mar. 2022.
LOPES, J. de L. et al. Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar. São Paulo, Acta Paulista de Enfermagem, v. 22, p. 136-141, 2009.
LUIZ.G. V. Características do temperamento e suas influencias no comportamento do consumidor. São Paulo, REMark – Revista Brasileira de Marketing, v.10, n.1, p. 30-53, mai/ago, 2011. Disponível em: Acesso em: 30 abr. 2021.
MARCHETI, R..; PRADO, P. H. M. Um tour pelas medidas de satisfação do consumidor. São Paulo, RAE - Revista de Administração de Empresas. v. 41, n. 4, p.56-67, out./dez. 2001. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2022.
MARTINS, G. B. M.; DEMO, G. Clientes fiéis, supermercados mais rentáveis: desenvolvimento e validação de uma escala de relacionamento com clientes de supermercados–ERC SUPER. Ponta Grossa-PR, Revista Gestão Industrial, v. 12, n. 4, 2016.
MIRANDA, C. L. et al. Satisfação do cliente em supermercados: a avaliação da qualidade dos serviços. 182f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, UFSC, Florianópolis, 2001.
MINIARD, P. W.; ENGEL, J.; BLACKWELL, R.. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC–Livros Técnicos e Científicos Editora, v. 439, 2000.
NEUBUSER, M. E.; ZAMBERLAN, L.; SPAREMBERGER, A.. A satisfação do consumidor de supermercados. Frederico Westphalen-PR, Revista de Administração,: v. 3, n. 4, p. 41-65, 2004.
OPUS Consultoria & pesquisa, Belo Horizonte-MG, mai. 2018. Disponível em:< https://www.opuspesquisa.com/blog/tecnicas/pesquisa-survey/ > Acesso em: 14 mar. 2022.
PRADO, P. H. M.; MARCHETTI, R. Excelência em supermercados: a dimensão da satisfação do consumidor. São Paulo, Revista de Administração, v. 32, n. 2, p. 58-64, 1997.
REICHHELD, F. F. Loyalty-Based Management. Harvard Business Review, USA, 1993, p. 64-73.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11. ed. Tradução de: Reynaldo Marcondes. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. 463, 2006.
ROJO, F. J. G. Pesquisa: o comportamento do consumidor nos supermercados. Administração Mercadológica, São Paulo, Rev. adm. empresa. v 38, set, 1998. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2022.
SECCO, C. F. C.; OLIVEIRA, E. M. de; AMORIM, R. M. Comportamento do consumidor: fatores que determinam o processo de compra no mercado varejista em Palmas-TO. Araguaína-TO, Revista Científica do ITPAC, v. 7, n. 3, 2014.
SOLOMON, M. R..R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2002.
VAVRA, T. G. Marketing de relacionamento: after marketing. São Paulo: Atlas, 1993.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ZANIRATO, S. H.; ROTONDARO, T.. Consumo, um dos dilemas da sustentabilidade. São Paulo: SciELO- Scientific Electronic Library Online. set./dez. ,., 2016. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
INDEXADORES:
ISSN: 2177-8426