Novos meios de pagamentos em plataformas de e-commerce: um estudo de caso da implantação do PIX em um varejista farmacêutico

João Paulo Augusto Eça, Durval Ferreira Neto

Resumo


Com o advento do Open Banking novos meios de pagamento estão sendo desenvolvidos a todo momento, resultando em uma corrida das empresas para aceitar a maior quantidade possível. O crescimento do e-commerce dos últimos anos potencializou essa busca por integralização de novos meios de pagamento nas empresas. Espera-se que, com esses novos meios de pagamento, as empresas sejam capazes de atender uma maior parcela de clientes e suas necessidades, aumentando a conversão de vendas, reduzindo o abandono de carrinhos, expandindo sua marca geograficamente e atingindo públicos que não consumiam anteriormente. Algumas das novas modalidades de pagamento estão em evidência, porém existe muita dificuldade em determinar as melhores soluções para cada empresa. Essa escolha deve ocorrer de forma rápida e assertiva para manter a competitividade e êxito na absorção desse novo perfil de clientes que prioriza a compra online. Desta maneira o presente trabalho teve como objetivo analisar o processo da escolha do PIX como a nova forma de pagamento em um e-commerce de um varejista farmacêutico, bem como os resultados obtidos após a implantação. Os resultados encontrados permitiram identificar alguns benefícios relacionados à implantação do PIX como a redução de custo, melhora na segurança da transação, entre outros.


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