Da tradição à modernização digital: mudança organizacional na agência do INSS do pontal do Triângulo Mineiro

Edson Arlindo Silva Arlindo Silva, Savio Lobianco Silva de Brito Lobianco Silva de Brito

Resumo


As transformações ocorridas na Agência do INSS de Ituiutaba-MG mediante incorporação de tecnologias digitais por meio da adoção do aplicativo MEU-INSS, teve como objetivo geral uma análise diagnóstica para compreender a gestão da informação no processo de transformação digital no INSS. Tal investigação caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando como procedimento metodológico estudo de caso aplicado. Os resultados mostram que as mudanças ocorridas no ambiente organizacional do INSS foram a) Adoção do aplicativo MEU-INSS com vistas à modernização dos serviços prestados pelo órgão; b) Utilização de tecnologias voltadas ao atendimento dos usuários do INSS provocando mudanças significativas a partir de uma política de gestão que contemple todos os aspectos da gestão da informação, desde a produção até a destinação final, já que seus procedimentos de prestação de serviços revelados nas falas dos gerentes entrevistados, apontam para a necessidade de treinamento e capacitação de pessoal, bem como o aperfeiçoamento dos processos e sistemas de trabalho. As considerações finais sinalizam para que pesquisas futuras sobre o INSS possam considerar mais detalhadamente a percepção coletiva de servidoras e de servidores do Instituto que estão dia-a-dia em contato direto e permanente com usuários de diversas origens e condições socioeconômicas.

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