Mapeamento de sistemas de controle gerencial em escolas públicas de Mato Grosso

Ivan Canan, Geovana Alves de Lima Fedato

Resumo


O objetivo desta pesquisa é identificar os controles que agem sobre os indivíduos nas organizações escolares do Estado de Mato Grosso. Foi realizada uma revisão bibliográfica para a identificação das diferentes tipologias de controles formais propostas na literatura e que agem ciclicamente nas unidades organizacionais. Os controles foram analisados na perspectiva de atuação sob o indivíduo na organização e assim foi definido um protocolo para o “Mapeamento do Sistema de Controle Gerencial”.  A análise documental permitiu mapear e analisar quais controles foram adotados pelas Escolas Públicas de Educação Básica no Estado de Mato Grosso. Os resultados apontam que sobre o corpo docente age uma quantidade maior de padronização de comportamento relacionado aos procedimentos didático-pedagógicos; já à figura do Diretor, como membro eleito, não há tanta padronização, o que diminui o controle.


Texto completo:

17-35

Referências


AHRENS, T., CHAPMAN, C.S., Doing qualitative field research in management accounting: positioning data to contribute to theory, Accounting, Organizations and Society, vol.31, pag.819-841, 2006

ANTONHY, R. N.; GOVINDARAJAM, V. Sistemas de Controle Gerencial. São Paulo: Atlas, 2008

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Casa Civil da Presidência da Republica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Último acesso em 25/04/2012.

BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF: 10 jan. 2001.

BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Ridel, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997

CEE/MT – CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO. Disponível em: https://www.cee.mt.gov.br/legislacao. Acesso em março de 2023CUCCURULLO, C.; LEGA, F. Effective strategizing practices in pluralistic settings: the case of Academic Medical Centers. Journal os Management & Governance. 17(3), 609-629, 2013. doi:10.1007/s10997-011-9196-z

FERREIRA, A.; OTLEY, D. The Design and Use of Management Control Systems: An Extended Framework for Analysis. Management Accounting Research. 20, 263–282, 2009. doi: 10.1016/j.mar.2009.07.003

FISHER, J.G. Contingency Theory, Management Control Systems and Firm Outcomes: Past Results and Future Directions. Behavioral Research in Accounting, 10, 47–64. 1998.

FISHER, J. G.; FREDERICKSON, J. R.; PEFFER, S. A. Budget Negotiations in Multi-Period Settings. Accounting, Organizations and Society. n.31, p. 511-528, 2006.

FLAMHOLTZ, E. G; DAS, T. K; E TSUI, A. S. Toward an integrative framework of organizational control. Accounting Organizations and Society, Vol. 10, No. 1, pp. 35--50, 1985.

FOUCAULT M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2000

FOUCAULT M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1979

FRENCH, J.R.P., & RAVEN, B.H. (1959). The basis of social power. In: D. Cartwright (ed.) Studies in social power. Ann Arbor: Institute for Social Research, 150-167

JARZABKOWSKI, P.; FENTON, E. Strategizing and Organizing in Pluralistic Contexts. Long Range Planning. 39(6), 631-648, 2006. doi:10.1016/j.lrp.2006.11.002

Lei n. 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 jun. 2007.

MALMI, T.;BROWN, D.A. Management Control Systems as a Package – Opportunities, Challenges and Research Directions. Management Accounting Research, 19, 287–300. 2008.

MARTINS, G. de A.; THEOPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2 ed., São Paulo: Atlas, 2009

MERCHANT, K. Control in Business Organization. London: Pitman, 1985.

MERCHANT, K.A.; OTLEY, D.T. A Review of the Literature on Control and Accountability, in Chapman, C. S., Hopwood, A. G. and Shields, M. D. Handbook of Management Accounting Research, Vol 2. 785–802. 2007.

MERCHANT, K.A.; VAN DER STEDE, W.A. Management control systems: performance measurement, evaluation and incentives. Harlow, UK: Financial Times/Prentice Hall. 2003.

MERCHANT, K; VAN DER STEDE, W. Management Control System. Essex: Pearson Education Limited, 2007.

MINTZBERG, H. Ascensão e Queda do Planejamento Estratégico. Porto Alegre : Bokman, 2004.

MINTZBERG, H. Power in and around organizations. New York: Englewood Cliffs – Prentice Hall, 1983

MINTZBERG, H., Mintzberg on Management. New York : The Free Press, 1989.

MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. Tradução Ailton Bomfim Brandão. – 2. ed. – 3. reimpr. – São Paulo : Atlas, 2006.

NASCIMENTO, A. R. Controle Gerencial como Prática Social e Organizacional: Análise Crítica a partir dos paradigmas neofuncionalista, interpretativista e pós-estruturalista. 2011, 266p. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo : São Paulo, 2011.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. de; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 23 nov. 2023.

SEDUC/MT – SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO. Legislações. Disponível em: https://www3.seduc.mt.gov.br/legislacao. Último acesso em 20/03/2023

SEDUC/MT – SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO. Unidades Escolares. Disponível em:https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?hl=pt-BR&mid=16Lwitl6Qhnqpcst9QTq8HEMA6wwdDKtL&ll=-10.040170506825163%2C-58.64935634323916&z=5. Último acesso em 20/03/2023

SIMONS, R. Levers Of Control Design: How Managers Use Accountability Systems for Greate/r Performance and Commitment. Boston : Harvard Business Scholl Press, 2005.

SIMONS, R. Levers Of Control: How Managers Use Innovative Control Systems to Drive Strategic Renewal. Boston : Harvard Business Scholl Press, 1995.

SUNDER, S. THEORY OF ACCOUNTING AND CONTROL. Cengage Learning : south-western/USA, 1997


Apontamentos

  • Não há apontamentos.