Elaboração de plano de negócios para supermercado em Goiânia

Lucas Fabricio Medeiros, Samia Alvarenga, Mayara Puhle

Resumo


O plano de negócio é algo indispensável para todo o empreendedor que deseja aumentar as possibilidades de sucesso e reduzir as possibilidades de fracasso de um determinado empreendimento. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de criar um plano de negócios, verificar a viabilidade econômica do mesmo e posicionar um supermercado em Goiânia de acordo com a estratégia do Oceano Azul. Ademais, essa pesquisa realizada uma abordagem qualitativa, por se tratar de um estudo de caso com objetivos exploratórios e descritivos. Além disso, quanto aos resultados, verifica-se que o empreender deve possuir R$ 739.387,28 como o valor mínimo para iniciar o negócio, o qual possui viabilidade econômica no cenário realista e otimista, tendo como base os indicadores econômicos TIR, VPL e Payback. Finalmente, entende-se que há a necessidade de haver sensibilidade por parte do investidos, onde o supermercado deve focar principalmente nos aspectos da experiência do consumidor e no treinamento dos funcionários para a sua diferenciação no mercado, a qual ocorre através das curvas de valor obtidas por meio da estratégia do Oceano Azul.

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