Contabilidade 4.0: a percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana

Célia Oliveira de Jesus Sacramento, Matildes Nascimento de Jesus, Mirian Gomes Conceição

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sobre a Contabilidade 4.0 e as inovações tecnológicos na área contábil, utilizando uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e um questionário como instrumento de coleta de dados. A amostra foi composta por 35 concluintes. Os resultados revelaram uma predominância de acadêmicos jovens, indicando uma renovação geracional na profissão contábil. Foi possível constatar que eles compreendem a importância da contabilidade 4.0, de suas inovações tecnológicas e da necessidade de obtenção de conhecimentos sobre ferramentas como Robotic Process Automation (RPA), Blockchain, Inteligência Artifical (IA) e Business Intelligence (BI). Essa compreensão da importância de adquirir habilidades com essas tecnologias é essencial para que os futuros profissionais da área possam desempenhar suas tarefas de forma eficaz e dinâmica. Constatou-se também na revisão da literatura que o tema dessa pesquisa é pouco discutido nas Instituições de Ensino Superior (IES). Ademais, os concluintes julgam importante as novas tecnologias que surgiram com o advento da Contabilidade 4.0, porém, possuem pouca oferta institucional sobre o tema. Nesse contexto, consideraram de suma importância que as IES realizem ajustes na matriz curricular do curso, ofertando disciplinas que abordem o tema. Portanto, a contabilidade 4.0 traz oportunidades e desafios que precisam ser superados, e exigirá novas habilidades e competências distintas daquelas oferecidas pelas IES.


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