ICMS ecológico: um estudo sobre os benefícios ao município de Araguacema – TO

Francisco Junior Moreira dos Santos, Adriano Barreira de Andrade, Cássia Regina de Lima, Antônio Martins Pereira Junior

Resumo


O presente trabalho discute a situação em que se encontra o município de Araguacema – TO com relação a sua participação no ICMS Ecológico, bem como, propostas de  ações que possam contribuir para maior participação do município nesse benefício. O Mesmo aborda ainda temas como o motivo da criação do incentivo, bem como a origem e aplicação, tendo em vista a diferenciação do Estado do Tocantins que premia os municípios de seu território de acordo com seu desenvolvimento e aplicabilidade dos índices. Diante deste contexto: fez-se o seguinte questionamento: Como o Município de Araguacema TO pode obter maior participação no repasse do ICMS Ecológico? Para responder ao questionamento foi definido como objetivo geral Demonstrar como o Município de Araguacema TO poderá obter maior participação no repasse do ICMS Ecológico. Quanto ao processo metodológico, foi adotada a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Para concluir a etapa de resultado de discussão, durante a pesquisa foram realizadas visitas ao município em questão e também a órgãos estaduais como: SEFAZ/TO; NATURATINS e RURALTINS a fim de colher os dados necessários a elaboração e conclusão do trabalho. Percebeu-se que o município de Araguacema TO possui potencial para elevação do seu ICMS Ecológico e detalhou-se como esse objetivo pode ser atingido.


Texto completo:

35-54

Referências


BRASIL, Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispões sobre o Sistema Tributário Nacional e Institui Normas Gerais de Direito Tributário Aplicáveis à União, Estados e Municípios

.______. Constituição Federal. (1988) Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

Disponível em acesso em 05 de novembro de 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GOMES, Heloisa; DOMINGOS Clarissa. A Importância Da Utilização Do Icms Ecológico Pelos Estados Disponível em acesso em 15 de setembro de 2014.

IBGE Cidades. Araguacema Tocantins, 2010. Disponível em Acesso em 10 de Abril de 2014.

Governo do Estado do Tocantins. Palmas, TO: SEMADES; NATURATINS, 2013.

JOÃO, Cristina Gerber. ICMS Ecológico Um Instrumento de Apoio à Sustentabilidade. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/86810/223002. pdf?sequence=1> Acesso em 30 de março de 2014.

LIMA, João Paulo Cavalcante. Estudo de Caso e sua Aplicação: Proposta de um Esquema Teórico para Pesquisas no Campo da Contabilidade. Disponível 22 de novembro de 2014.

NETO, Fernando C. V. Análise de Incentivos Econômicos nas Políticas Públicas para o Meio Ambiente – O caso do “ICMS Ecológico” em Minas Gerais. 2000 161 p. Disponível em < http://www.icmsecologico.org.br/images/artigos/a005.pdf> Acesso em 10 de maio de 2014.

SANTOS, J. P. ICMS Ecológico como Compensação Financeira aos Municípios Tocantinenses com Terras Indígenas: o caso Tocantínia. 2013 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Ambiental). Universidade Federal do Tocantins, Palmas – TO. Disponível em: < http://www.icmsecologico.org.br/images/ artigos/a059.pdf> Acesso em: 25 de maio de 2014.

SCAFF, Fernando F. Tributação e políticas públicas. O ICMS ecológico. Disponível em < http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/vj/article/view/14806/8368> acesso em 05 de junho de 2014.

SECRETARIA DA FAZENDA TO/SEFAZ. Aprenda a Calcular o IPM. Disponível em < http://www.sefaz.to.gov.br/municipios.php> acesso em 15 de novembro de 2014.

SILVA, Antonio C. R. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade: Orientações de Estudos, Projetos, Artigos, Relatório, Monografia, Dissertações, Teses. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.