Habilidades cognitivas trabalhadas nos cursos de ciências contábeis do ensino superior a distância e a sua aderência ao perfil requerido dos profissionais de controladoria: uma análise a luz da Taxonomia de Bloom
Resumo
Esta pesquisa busca identificar se as habilidades cognitivas cobradas nas provas escritas aplicadas nos cursos de Ciências Contábeis do ensino superior à distância, são adequadas ao perfil requerido dos profissionais de Controladoria, na perspectiva da Taxonomia de Bloom. O trabalho verificou os níveis de habilidades cognitivas abordadas nas provas escritas das universidades à distância e os requisitos exigidos para contratação de Controllers. Para atingir os objetivos propostos, foram coletadas provas de três universidades à distância, localizadas na cidade de Feira de Santana-Ba. As provas foram aplicadas aos estudantes, entre o segundo ao oitavo semestre de curso. No total, foram analisadas 179 (cento e setenta e nove) questões objetivas e discursivas. Para análise, foram divididas em dois níveis, considerando a utilização dos verbos de ação: as CCA, que se enquadravam nos três primeiros níveis da taxonomia de Bloom e as ASA, englobando questões com um maior nível de habilidades cognitiva, e considerada desejável para a formação dos discentes. Posteriormente os resultados foram dispostos em duas tabelas para se estabelecer um comparativo. A exploração dos resultados corrobora com a hipótese H0, evidenciando que os níveis de habilidades cognitivas cobrados nas provas das IES EAD pesquisadas ainda estão distantes dos níveis requeridos para a contratação de um profissional de Controladoria, conforme necessidades do mercado de trabalho. A realização deste estudo apresenta propostas para melhorar o instrumento de avaliação (prova) de forma a alinhar essa ferramenta aos objetivos educacionais e profissionais no processo de ensino aprendizagem.
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