Potenciais variáveis relacionadas à escolha da área de atuação dos cursos de graduação em ciências contábeis
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar potenciais variáveis relacionadas à escolha da área em que os alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis esperam atuar após sua formação. Com esse intuito, foi desenvolvido um questionário para quantificar a opinião dos alunos; a amostra foi composta por 100 formandos do 7º ao 10º período do Curso de Graduação de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal Mineira, visto que uma boa porcentagem desses alunos já se encontram inseridos no mercado de trabalho e atuando na área contábil. Constatou-se que grande parte dos alunos que escolheu fazer especialização já trabalham na área contábil e a perspectiva em seguir a Carreira Pública também foi muito considerada. As áreas contábeis apontadas pelos alunos como mais atrativas em termos de carreira a ser seguida são a de Contabilidade Tributária e, na mesma proporção, Controladoria.
Texto completo:
2-14Referências
ARAUJO, M. D. C.; SANTANA, C. M. Análise das percepções e expectativas dos alunos de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília quanto ao perfil do professor e inserção no mercado de trabalho. 8º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, 2008. Disponível em: < http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos82008/602.pdf >. Acesso em 20 Fev. 2011.
BEUREN, I. M.; LONGARAY, A. A.; RAUPP, F. M.; SOUSA, M. A. B.; COLAUTO, R. D. PORTON, R. A. B. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
BRITO, L. Contábeis tem mercado de trabalho diversificado e boa empregabilidade. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL2947-5604-2894,00.html. Acesso em: 20 de setembro de 2011.
CARVALHO, J. R. M.; SILVA, M.; ALMEIDA HOLANDA, F. M.; ALBUQUERQUE, L. S. Uma investigação sobre as perspectivas dos formandos DE Ciências Contábeis em relação ao mercado de trabalho: o caso de uma IES pública no Estado do Rio Grande do Norte. Enfoque: Reflexão Contábil. Paraná, vol. 26, n.1, p. 09 -16. Jan/abr. 2007. Disponível em: < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/viewArticle/3576 > Acesso em: 12 Jun. 2011.
FERNANDES, A. S.; VISENTINI, C. P.; OLIVEIRA, E. P.; GRABNER, S.; SILVA, T. M. O perfil desejado do acadêmico recém- formado no mercado de trabalho gente à mudança curricular do curso de Ciências Contábeis da UFSM. Revista CRCRS, Santa Maria/RS, nº10, Mar. 2009.
GONDIM, S. M. G. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia, Bahia, 7 (2), p. 299-309. 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/%0D/epsic/v7n2/a11v07n2.pdf >. Acesso em: 15 de Mar. 2011.
GRZESZEZESYN, G. Contabilidade Gerencial Estratégica: Conceito e Caracterização. Revista Capital Científico, Guarapuava, vol. 3, n. 1, p. 9 – 27, jan/dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 de dezembro de 2011.
HOLLAND, C. B. A profissão do contador na atualidade, e sugestões para o seu futuro. Artigo publicado no Boletim do IBRACON, Revista da Associação de Executivos de Finanças, Administração e Contalidade – ANEFAC, e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, em 2000 e 2001. Disponível em: < http://www.holland.com.br/docs/24.pdf>. Acesso em: 16 de Maio. 2011.
IUDÍCIBUS, S.; MARTINS, E.; CARVALHO, L, N. Contabilidade: Aspectos relevantes da epopeia de sua evolução. Revista Contabilidade e Finanças, USP, São Paulo, n. 38, p. 7 – 19 Maio/Agosto. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772005000200002&script=sci_arttext. Acesso em 16 de Fevereiro de 2012.
LEAL, E. A.; SOARES. M. A.; SOUSA, E.G. Perspectivas dos formandos do Curso de Ciências Contábeis e as Exigências do Mercado de Trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, ano. 05, v. 1, nº 10, P. 147-159, Jul/Dez. 2008.
MOURA, I, J. L.; SILVA, M, V, P.; DIAS, G, M, A. Perspectivas da Profissão Contábil no Brasil. Publicado no site da Classe Contábil, 2004. Disponível em:< http://www.portaladm.adm.br/CI/CI20.pdf>. Acesso em 11 de Novembro de 2011.
MACHADO, V. S. A.; CASA NOVA, S. P. C. Análise comparativa entre os conhecimentos desenvolvimentos no curso de graduação em contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa de campo sobre educação contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 2, nº1, art. 1, p. 1-23, Jan/Abr. 2008.
MAGALHÃES, J. C. Análise do perfil do profissional contábil que as instituições de ensino superior do Estado de Goiás objetivam formar. Anais do 7º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Disponível em: < http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos102010/435.pdf >. Acesso em: 10 Maio. 2011.
MARTIN, N, C. Da Contabilidade à controladoria: A Evolução Necessária. Revista Contabilidade e Finanças, USP, São Paulo, n. 28, p. 7 - 28 jan/abr. 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772002000100001&script=sci_arttext>. Acesso em 12 de Outubro de 2011.
MARION, J, C. Preparando-se para a profissão do futuro. Contabilidade Vista e Revista, Belo Horizonte, vol. 9, n. 1, p. 14-21, mar. 1998. Disponível em: < http://www.marion.pro.br/portal/modules/wfsection/article.php?articleid=9>. Acesso em: 10 de setembro de 2011.
SCHMIDT, P. Estudo sobre as características do atual aluno do curso de Ciências Contábeis da UFRGS objetivando a definição do futuro profissional do egresso. Contabilidade Vista e Revista, Belo Horizonte, v. 11, nº 3, p. 11-22, Dez. 2000. Disponível em: < http://www.face.ufmg.br/revista/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/164>. Acesso em: 10 de setembro de 2011.
DIAS, L. N.S.; MOREIRA, A. C. S. As perspectivas da profissão contábil para os formandos em Ciências Contábeis do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM. In: 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, ago/2008, Gramado. Anais dos trabalhos científicos. Disponível em: < http://www.ccontabeis.com.br/18cbc/482.pdf >. Acesso em: 22 Mar. 2011.
PACHECO, M. G. O curso de Ciências Contábeis perde competitividade por estar fora das necessidades do mercado de trabalho. Revista Pensando Fleming – Faculdade Fleming – Campinas, v. 1. N. 1. Ago. 2003.
PELEIAS, I. R.; SEGRETI, J. B.; SILVA, G. P.; CHIROTTO, A. R. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista de Contabilidade e Finanças - USP, Edição 30 anos de Doutorado, São Paulo, p. 19-32, Jun/2007.
TEIXEIRA, M. A. P.; GOMES, W. B. Estou me formando... E agora? Reflexões e perspectivas de jovens formandos universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Porto Alegre, 5 (1), p. 47-62, 2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
INDEXADORES:
ISSN: 2177-8426