Reflexões sobre os fundamentos teóricos de sistemas de informação

José Maria Dias Filho

Resumo


O objetivo principal deste trabalho é apresentar elementos teóricos que devem nortear a concepção e o funcionamento de um sistema de informações de custos voltado para a otimização de resultados. Parte-se do princípio de que a informação é um recurso essencial à eficácia organizacional e, por isso, deve se revestir de características que ajudem os gestores a identificar e selecionar as melhores alternativas de decisão. À luz da Teoria da Mensuração, entende-se que um sistema de custos deve contemplar conceitos, políticas e procedimentos que viabilizem mensurações racionais dos atributos de objetos e eventos econômicos. Deve, por exemplo, evidenciar a contribuição de cada gestor segundo as suas responsabilidades e refletir a realidade físico-operacional da entidade. A Teoria da Decisão, por sua vez, indica que o sistema de informações deve estar sintonizado com o modelo de decisão dos gestores, facilitando a formulação de planos, a avaliação de alternativas, a execução das operações e a medição de resultados. Finalmente, a Teoria da Informação nos leva a considerar fatores essenciais à utilidade da informação, tais como: relação custo-benefício, adequação à decisão, compreensibilidade, relevância, oportunidade, acurácia e confiabilidade.

Palavras-chave


Teoria da Informação; Teoria da Decisão; Teoria da Mensuração.

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ISSN: 2177-8426