Nível de ansiedade associado ao Exame de Suficiência: estudo com graduandos de ciências contábeis

Alliny Monnike da Silva Nascimento, Rosângela Queiroz Souza Valdevino, Adriana Martins de Oliveira, Saulo Medeiros Diniz, Auris Martins de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo investigar o grau de ansiedade dos alunos do curso de Ciências Contábeis diante do Exame de Suficiência. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, descritiva e transversal para a realização da pesquisa, que foi aplicada em três instituições de ensino superior: uma estadual, uma federal e uma privada, focando nos concluintes, ou seja, no grupo que pode realizar o Exame. Para avaliar a ansiedade, recorreu-se à escala Idate-E, e a análise de variância (Anova) foi adotada para detectar possíveis discrepâncias entre os grupos das diferentes universidades. Os resultados indicaram que os alunos da universidade estadual apresentaram maior conforto ao prestar o exame, em contraste, os da federal foram os que demonstraram menor nível de nervosismo, tensão e agitação. Em oposição, verificou-se que os discentes da instituição privada eram os mais tensos, agitados e ansiosos. Este estudo oferece contribuições teóricas ao elucidar os desafios emocionais enfrentados pelos alunos durante o exame de suficiência, e práticas, ao sugerir estratégias de apoio aos estudantes a partir das descobertas.


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