Nível de ansiedade associado ao Exame de Suficiência: estudo com graduandos de ciências contábeis

Autores

  • Alliny Monnike da Silva Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rosângela Queiroz Souza Valdevino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Adriana Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) http://orcid.org/0000-0001-5091-2671
  • Saulo Medeiros Diniz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Auris Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o grau de ansiedade dos alunos do curso de Ciências Contábeis diante do Exame de Suficiência. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, descritiva e transversal para a realização da pesquisa, que foi aplicada em três instituições de ensino superior: uma estadual, uma federal e uma privada, focando nos concluintes, ou seja, no grupo que pode realizar o Exame. Para avaliar a ansiedade, recorreu-se à escala Idate-E, e a análise de variância (Anova) foi adotada para detectar possíveis discrepâncias entre os grupos das diferentes universidades. Os resultados indicaram que os alunos da universidade estadual apresentaram maior conforto ao prestar o exame, em contraste, os da federal foram os que demonstraram menor nível de nervosismo, tensão e agitação. Em oposição, verificou-se que os discentes da instituição privada eram os mais tensos, agitados e ansiosos. Este estudo oferece contribuições teóricas ao elucidar os desafios emocionais enfrentados pelos alunos durante o exame de suficiência, e práticas, ao sugerir estratégias de apoio aos estudantes a partir das descobertas.

Biografia do Autor

  • Alliny Monnike da Silva Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rosângela Queiroz Souza Valdevino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Doutora e Mestra em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Docente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 
  • Adriana Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Doutora em Administração pela PUC-PR. Docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Saulo Medeiros Diniz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Sinos - UNISINOS (2023). Docente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 
  • Auris Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor de Contabilidade na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

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Publicado

2024-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nascimento, A. M. da S., Valdevino, R. Q. S., Oliveira, A. M. de, Diniz, S. M., & Oliveira, A. M. de. (2024). Nível de ansiedade associado ao Exame de Suficiência: estudo com graduandos de ciências contábeis. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 16(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/332