Análise de múltiplos no mercado acionário brasileiro – um estudo empírico entre 1999 e 2009

Alysson Ramos Artuso, Fernando Yamakawa

Resumo


O presente trabalho objetivou identificar variáveis relevantes no mercado acionário brasileiro, baseando-se na análise de múltiplos. A metodologia utilizada foi a abordagem de carteira por meio de 20 variáveis contábeis utilizadas como filtros para a seleção de ativos. Os portfólios foram formados tomando seus quartis no período entre 1999 a 2009. A rentabilidade foi medida pelo retorno logarítmico, Índice de Sharpe e Alfa de Jensen. Por meio de testes estatísticos observou-se que, apesar da maioria das variáveis contábeis não produzirem retornos significativamente superiores ao Ibovespa, alguns casos foram estatisticamente significativos. Foi realizado um estudo de carteira também com a intersecção dos filtros, no qual os resultados se mostraram mais relevantes, com destaque para a combinação de empresas com baixo P/VC e alto ROC, que se mostrou significativamente superior ao mercado. Esse resultado fornece indícios de ineficiências do mercado que podem ser exploradas também pelo pequeno investidor com o intuito de alcançar retornos excedentes e consistentes no longo prazo.

Palavras-chave


Mercado Acionário; Análise de Múltiplos; Estudo Empírico

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ARTIGO

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