Análise de rentabilidade e criação de valor: um estudo de caso em uma empresa brasileira de capital aberto no setor de cosméticos

Autores

  • Natália Carolina Duarte de Medeiros Universidade Federal de Lavras
  • Lélis Pedro de Andrade Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Formiga
  • Evandro Rodrigues de Faria

Palavras-chave:

Análise de Rentabilidade, Criação de valor, Desempenho Empresarial

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar quais foram as políticas e estratégias financeiras utilizadas por uma empresa brasileira de capital aberto que influenciaram em sua rentabilidade e criação de valor aos seus proprietários. Para tanto, foram considerados dados financeiros de três anos consecutivos de uma empresa inserida no setor de cosméticos, caracterizando o método como um estudo de caso. Como principal resultado, foi encontrado que mesmo diante a crise financeira instalada no mercado internacional, os administradores da empresa conseguiram compensar um menor giro dos ativos, por meio de políticas e estratégias financeiras voltadas a gestão do valor. Com o aumento da alavancagem financeira, a empresa conseguiu financiar o aumento gradativo dos prazos de seus ciclos operacional e financeiro sem comprometer a criação de valor aos proprietários.

Biografia do Autor

  • Natália Carolina Duarte de Medeiros, Universidade Federal de Lavras
    Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras
  • Lélis Pedro de Andrade, Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Formiga
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Formiga.
  • Evandro Rodrigues de Faria
    Doutor em Finanças pela UFMG. Administrador na UFV.

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Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Medeiros, N. C. D. de, Andrade, L. P. de, & Faria, E. R. de. (2017). Análise de rentabilidade e criação de valor: um estudo de caso em uma empresa brasileira de capital aberto no setor de cosméticos. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 7(2), 41-55. https://reacfat.com.br/reac/article/view/114