Competitividade na educação superior privada e a proposição de um modelo estrutural para avaliação de desempenho da firma
Palavras-chave:
competitividade, educação superior privada, modelo estrutural, desempenhoResumo
O presente artigo realiza uma reflexão no estudo da competitividade do setor de educação superior brasileira, mediante a proposição da criação de um modelo estrutural capaz de mensurar o desempenho das organizações do referido segmento. Para tanto, se aprofunda no debate das diferentes origens e conceitos sobre competitividade, seguido dos principais modelos de competitividade e das diferentes formas de avaliação do Desempenho Financeiro da Firma. A pesquisa é classificada como quantitativa e exploratória, realizada por meio de coleta documental e bibliográfica. A análise quantitativa se dá por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), em específico o método dos Mínimos Quadrados Parciais. Os resultados apresentaram um modelo estrutural capaz de auxiliar na avaliação da competitividade do referido setor. Finalmente, concluí-se que as IES privadas brasileiras precisam se preocupar com as variáveis identificadas, que podem representar boas oportunidades ou terríveis ameaças em um cenário cada vez mais competitivo.Downloads
Publicado
2017-08-30
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Carvalho de Paiva, R. V., Amaral, F. P., & Costa, D. M. (2017). Competitividade na educação superior privada e a proposição de um modelo estrutural para avaliação de desempenho da firma. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 7(2), 73-87. https://reacfat.com.br/reac/article/view/116