Finanças pessoais: um estudo de caso em uma instituição religiosa

Autores

  • Paula Talgatti Nunes

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os dados do projeto piloto para famílias da Congregação Leoberto Leal da Igreja Assembléia de Deus, apresentando a importância da organização das finanças pessoais. Tal pesquisa caracterizou-se como sendo um estudo de caso, do tipo exploratório e descritivo, utilizando-se a pesquisa bibliográfica, e a observação simples e aplicação das planilhas financeiras, baseado no método Sênior Economy By Ramos para aplicação como instrumentos para a coleta de dados. A análise dos dados fundamentou-se de acordo com a  abordagem qualitativa, a partir das seguintes variáveis sob a visão de finanças pessoais: capacitar as famílias a tratarem da espécie dinheiro de forma tranqüila, objetivando que o dinheiro trabalhe para si e não o contrário, explicando conteúdos fundamentais de planejamento financeiro e do orçamento familiar/pessoal, proporcionando condições para avaliações de receitas e despesas conciliando o alcance dos objetivos familiar/pessoais, fornecendo elementos para compreensão do funcionamento do orçamento doméstico, capacitando as famílias/pessoas para montar suas planilhas de orçamento doméstico. As respostas evidenciaram uma busca das famílias por ter uma modelo orçamento financeiro familiar equilibrado, objetivando uma saúde financeira e a bem como, a conquista de planos financeiros almejados. 

Referências

ALMEIDA, João Ferreira de. A bíblia sagrada. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

BLANCO, Sandra. Mulher inteligente valoriza o dinheiro, pensa no futuro e investe. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. 146p.

CERBASI, Gustavo Petrasunas. Casais inteligentes enriquecem juntos. São Paulo: Gente, 2004.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alciro. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

EID JÚNIOR, Willian ; e GARCIA, Fábio Gallo. Como fazer o orçamento familiar. 3 ed. – SãoPaulo: Publifolha, 2001.

FACHIN, Odila. Fundamentos de metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

GALLIANO, A. Guilherme. Método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.

GARCIA, Andréia Cristina Dias. Planejamento financeiro pessoal: um estudo sobre a renda pós-aposentadoria. 2005. Pós-graduação em administração – UFRGS, Porto Alegre, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GITMAN, Lawrence J; MADURA, Jeff. Administração financeira: uma abordagem gerencial. São Paulo: Addison Wesley, 2003.

IMPERATORE, Simone Loureiro Brum. Fundamentos da contabilidade. Curitiba: Intersaberes, 2017.

MACEDO JUNIOR, Jurandir Sell. A árvore do dinheiro: guia para cultivar a sua independência financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MARQUES, Érico Veras; NETO, Jocildo Figueiredo Correia. Gestão financeira familiar: como as empresas fazem. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

MOURA, Maria Lucia Seidl de; Faria, Maria Cristina; PAINE, Patrícia Ann. Manual de elaboração de projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

NETO, Alfredo Meneguetti; FALCETTA, Flávio Paim; RASSIER, Leandro Hirt; MARCHIONATTI, Wilson. Educação financeira. Porto Alegre: Edipucrs, 2014.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

SELEME, Laila Del Bem. Finanças sem complicação. Curitiba: Intersaberes, 2012.

SILVA RAMOS, Ivoneti. Planejamento avançado em finanças: orientação do método Sênior Economy. Florianópolis, UFSC, 2008. No prelo.

Downloads

Publicado

2018-01-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nunes, P. T. (2018). Finanças pessoais: um estudo de caso em uma instituição religiosa. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 9(3). https://reacfat.com.br/reac/article/view/132