Despesa com pessoal e Lei de Responsabilidade Fiscal: uma análise da situação do município de Serra Caiada/RN
Resumo
Objetivo deste trabalho é verificar a arrecadação de Receita Corrente Líquida e o montante de Despesa com Pessoal dos anos de 2015 a 2017, analisando se foram atingidos os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal no Município de Serra Caiada – Rio Grande do Norte. A metodologia de pesquisa classifica-se em descritiva e explicativa. Quanto aos procedimentos adotados são classificados em bibliográfico e documental. Quanto ao problema de pesquisa será classificada como quantitativa, visto que se baseia em dados estatísticos, que auxiliam a classificar as relações entre as variáveis existentes acerca de determinado fato. Sendo assim, buscou-se apresentar fundamentação teórica a respeito da LRF, da despesa com pessoal e da Receita Corrente Líquida (RCL) sob o enfoque da própria LRF. O estudo mostrou que o Município de Serra Caiada/RN, dentre os anos analisados, não obedeceu aos limites fixados pela LRF. Foi constado que houve aumento no decorrer dos anos. Em 2015, 61,30% da RCL foi direcionada ao pagamento de despesas com pessoal. Em 2016, o percentual constatado foi 67,40%, corresponde um aumento de 6,10% em relação a 2015. Já no ano de 2017, o percentual foi ainda maior, 74,35%. Logo, verificou-se que há ineficiência por parte dos gestores públicos em relação a aplicação dos recursos públicos, visto que o limite prudencial e o limite máximo determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não estão sendo obedecidos. Cabendo aos responsáveis as sanções cabíveis pelas infrações cometidas.Referências
BRASIL. Constituição (1988).Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei 4.320, de 17 de março de 1964. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4320.htm>. Acesso em: 01.10.2017
_______. Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp101.htm>. Acesso em: 01.10.2017.
BEUREN, I. M. et al. Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
CASTRO, D. P. Auditoria, Contabilidade e Controle Interno no Setor Público. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.
CRUZ, F. A influência da limitação das despesas com pessoal na gestão pública municipal e um perfil comportamental dos municípios catarinenses. Revista Pensar Contábil do Conselho Regional de Contabilidade, Rio de Janeiro. v. 13, ago./out. 2001.
DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A.. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13, Sem II. 2008.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 24. Ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
DE FREITAS, Valdirene Alves. A Lei de Responsabilidade Fiscal e a Limitação de Despesa com Pessoal no Município de Catolé do Rocha - PB. Departamento de Economia. (Especialização) – UFPB/ CCSA. João Pessoa, 2014.
DE SOUZA, Fábia Jaiany Viana; DE MELO, Mariana Medeiros Dantas; DA SILVA, Maurício Corrêa; ARAÚJO, Aneide Oliveira. Alocação de Recursos Públicos em Educação nos Estados Brasileiros: uma análise das relações entre a eficiência dos gastos públicos com educação e o desempenho no IDEB no ano de 2009. Revista UNIABEU Belford Roxo; v.5, n° 11, setembro- dezembro 2012.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Serra Caiada – RN. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/serra-caiada/panorama>. Acesso em: 2/4/2018.
LIMA, Severino Cesário de. Desempenho fiscal da dívida dos grandes municípios brasileiros. São Paulo, 2011. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
PALUDO, Augustinho V. Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária. Rio de Janeiro: CAMPUS, Set/2009.
PNUD. Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Disponível em: <http://www.pnud.org.br>. Acesso em: 2 abr. 2018.
PACELLI, Giovanni. Administração Financeira e Orçamentária 3D. 1. Ed. Juspodivm, 2018.
SERRA CAIADA. Relatório de Gestão Fiscal 2015. Anexo I – Demonstrativo da Despesa com Pessoal. Poder Executivo. Serra Caiada – RN, 2015.
______. Relatório de Gestão Fiscal 2016. Anexo I – Demonstrativo da Despesa com Pessoal. Poder Executivo. Serra Caiada – RN, 2016.
______. Relatório de Gestão Fiscal 2017. Anexo I – Demonstrativo da Despesa com Pessoal. Poder Executivo. Serra Caiada –RN, 2017.
SILVA, Edna Lúcia da e MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 2ª ed. Revisada. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2001.
SOMERS, Harold M. Finanzas públicas e ingreso nacional. México: Fondo de Cultura Econômica, 1952.