Direcionadores do Enterprise Risk Management em empresas não-financeiras brasileiras: percepção dos gestores de riscos e controllers.

Autores

  • Rodrigo Silva de Souza
  • Sônia Maria da Silva Gomes
  • Gilca Garcia de Oliveira
  • Adriano Leal Bruni

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar os direcionadores da gestão de riscos corporativos de empresas não financeiras brasileiras. A amostra foi composta por 56 empresas não financeiras listadas na base de dados das 500 Maiores e Melhores Empresas Brasileiras. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário que foi enviado para gestores de riscos e ou controllers de tais organizações. Os dados foram tabulados por meio da estatística descritiva. Os resultados da pesquisa indicam que as empresas estudadas operam em um ambiente de grande incerteza e competitividade. Além disso, reconhecem que a gestão de riscos deve evitar ameaças e maximizar oportunidade e são influenciadas pelos stakeholders. Desta forma, os resultados obtidos demonstram que os principais direcionadores da gestão de riscos em empresas não financeiras são a regulação, demandas de stakeholders e competitividade nos negócios.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

de Souza, R. S., Gomes, S. M. da S., de Oliveira, G. G., & Bruni, A. L. (2018). Direcionadores do Enterprise Risk Management em empresas não-financeiras brasileiras: percepção dos gestores de riscos e controllers. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 10(2). https://reacfat.com.br/reac/article/view/160