Metodologias de ensino em contabilidade: percepção de discentes brasileiros e angolanos

Autores

  • Kuama Berline Manuel
  • Antonio Carlos Ribeiro da Silva
  • Thayse Santos da Cruz
  • Ivanessa Thaiane Nascimento Cavalcanti

Resumo

O presente estudo investigou as percepções de discentes brasileiros e angolanos do curso de ciências contábeis sobre as metodologias de ensino adotadas em sala de aula. Além disso, identificou-se as principais motivações que levaram os estudantes a escolhem o curso de ciências contábeis. Para tanto, aplicou-se questionário a uma amostra de 382 estudantes. A pesquisa foi realizada em 2015, em duas IES públicas, uma no município de Salvador/Bahia-Brasil e outra no Sumbe/Cuanza Sul-Angola. Os resultados da investigação indicam que a aula expositiva lidera o ranking, como a metodologia de ensino mais predominante no ensino da contabilidade. Apenas 25,9% dos discentes brasileiros estão insatisfeitos com as atuais metodologias de ensino, enquanto que o grau de insatisfação dos discentes em Angola é significativamente superior, com 53,4%. Constatou-se que os alunos brasileiros optaram pelo curso, em razão do mercado de trabalho ser atraente, enquanto que em Angola a influência familiar exerceu maior peso nesta escolha. Por meio deste estudo, pretende-se fomentar discussões para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem uma vez que se constatou que o uso de metodologias ativas no processo de construção de conhecimento em contabilidade ainda está em um patamar aquém do desejado para a formação de sujeitos crítico-reflexivos.

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Publicado

2019-04-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Manuel, K. B., da Silva, A. C. R., da Cruz, T. S., & Cavalcanti, I. T. N. (2019). Metodologias de ensino em contabilidade: percepção de discentes brasileiros e angolanos. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 10(3). https://reacfat.com.br/reac/article/view/165