Didática na percepção dos discentes: um estudo de caso no curso de ciências contábeis do Centro Universitário Facex

Autores

  • Andréa Marques Freire Prefeitura Municipal de Natal
  • Moaldecir Freire Domingos Junior Centro Universitário FACEX - UNIFACEX
  • Tarso Rocha Lula Pereira Centro Universitário Natalense UNICEUNA/FANEC

Resumo

Esta pesquisa analisou a compreensão dos graduandos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) a respeito da eficácia didática dos docentes na elaboração e aplicação do processo de ensino e aprendizagem, tomando como base a eficácia das dinâmicas de ensino utilizadas pelos professores; da avaliação sobre a orientação nas atividades desenvolvidas; da eficácia do material didático utilizado pelos professores; da eficácia na utilização de recursos na interação entre professores e alunos (videoconferências, chats, fóruns de discussão, entre outros.); da eficácia dos termos da linguagem utilizada pelos professores; da eficácia na relação entre professores e alunos e da utilização de uma didática específica nos cursos de Ciências Contábeis. O questionário utilizado foi adaptado da obra de Brauer (2012) e aplicado no mês de março de 2018 através da ferramenta Formulários Google. Trata-se de uma pesquisa descritiva aplicada sob o método de estudo de caso com abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa. Para efetuar a análise estatística dos dados foi utilizado o software Excel. Observou-se que os participantes da pesquisa, em sua grande maioria, validam como adequada a didática aplicada pelos docentes no processo de ensino-aprendizagem para a construção de conhecimentos relativos à área de estudo do curso de Ciências Contábeis em questão.

Biografia do Autor

  • Andréa Marques Freire, Prefeitura Municipal de Natal
    Mestra em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN.
  • Moaldecir Freire Domingos Junior, Centro Universitário FACEX - UNIFACEX
    Professor UNIFACEX e Mestre em Contabilidade pela UFRN.
  • Tarso Rocha Lula Pereira, Centro Universitário Natalense UNICEUNA/FANEC
    Professor de Ciências Contábeis da FANEC, Graduação em Ciências Contábeis pela UFRN, Pós Graduação em Controladoria pela FECAP, Mestrado em Ciências Contábeis pela UFRN.

Referências

ALTHAUS, M. T. M. Ação didática no ensino superior: a docência em discussão. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.7, n.1, p.101-106, jan./abr. 2004.

ANTONELLI, R. A.; COLAUTO, R. D.; CUNHA, J. V.A. Expectativa e Satisfação dos Alunos de Ciências Contábeis com Relação às Competências Docentes. ISSN: 1696-4713, Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2012 - Volumen 10, Número 1.

BARBOSA, J. R. A. Didática do ensino superior. 2 ed. IESDE Brasil S.A: Curitiba, 2011.

BRAUER, M. Ensinar na Universidade: conselhos práticos, dicas, métodos pedagógicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educacional. Rio de Janeiro: PAZ E TERRA, 1997.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008a.

______, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008b.

GUIMARÃES, M. L. F; VOLPATO, G. Formação Pedagógica: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Catarinense 165 Rev. Ens. Educ. Cienc. Human, Londrina, v. 17, n.2, p. 164-171, 2016. Disponível em; < http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensino/article/viewFile/3947/3251>. Acesso em: fev 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse do Censo Demográfico 2010. Disponível em: < https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=12>. Acesso em: jan 2018.

LIBÂNEO, J. C. Didática e Trabalho Docente: a Mediação Didática do Professor nas Aulas. Capítulo Didática: Velhos e novos temas. Goiânia, 2011. Disponível em: < http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Did%C3%A1tica%20-%20%20Velhos%20e%20novos%20temas.doc>. Acesso em: mar 2018.

MASETTO, M. T. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias de comunicação. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 29, n. 2, 597-620, jul./dez. 2011. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2011v29n2p597/22219>. Acesso em: fev 2018.

NICOLA, J. A; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016. ISSN 2525-3476.

OLISKOVICZ, K; PIVA, DAL C. As estratégias didáticas no ensino superior: quando é o momento certo para se usar as estratégias didáticas no ensino superior? Revista Educação, v. 15, n. 19. Anhanguera Educacional: 2012, p. 111 – 117. Disponível em: < http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/1710/0>. Acesso em: fev 2018.

PAVIONE, C. S. S. N.; AVELINO B. C.; FRANCISCO J. R. de S. Fatores que Influenciam o Processo de Ensino Aprendizagem sob a Perspectiva de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: Análise em uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais. REPeC, Brasília, v. 10, n. 2, art. 5, p. 196-219, abr./jun. 2016. Disponível online em www.repec.org.br DOI: http://dx.doi.org/10.17524/repec.v10i2.1371.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTO, E. do E.; DA LUZ, L. C. S. Didática no ensino superior: perspectivas e desafios. ISSN 1984-3879, SABERES, Natal – RN, v. 1, n.8, ago. 2013, 58-73.

SIMÃO NETO, A; HESKETH, C. G. Didática e design instrucional. Curitiba: IESDE, 2009.

Downloads

Publicado

2023-01-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Freire, A. M., Domingos Junior, M. F., & Lula Pereira, T. R. (2023). Didática na percepção dos discentes: um estudo de caso no curso de ciências contábeis do Centro Universitário Facex. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 12(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/230