Fatores limitantes do uso de informações contábeis no processo decisório em MPEs: análise das publicações nacionais entre 2017 e 2022

Autores

  • Maria Renata Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Jose Lindenberg Julião Xavier Filho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Erondina de Farias Meira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Jefferson Gonçalves de Amorim Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Thayse Santos da Cruz Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Resumo

A presente investigação teve o propósito de identificar fatores limitantes associados ao uso de informações contábeis nos processos decisórios em micro e pequenas empresas brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva. Nesta investigação, as evidências foram coletadas através de pesquisa bibliográfica das produções publicadas entre o período de 2017 a 2022, nas bases SPELL e SciELO, bem como nas revistas: REMIPE, REMPE e REGMPE. A partir dos achados dessa investigação, constatou-se os seguintes fatores limitantes associados ao não uso das informações contábeis nos processos decisórios das MPEs: a falta de confiabilidade e de conhecimento sobre a importância das informações contábeis, a baixa frequência de apoio do profissional contábil, bem como a falta de periodicidade no envio destas informações, influenciados também pelo porte da empresa, nível de escolaridade, idade e tempo de experiência dos gestores. Como contribuição, espera-se que os resultados desta pesquisa fomentem insights para que, com apoio dos profissionais contábeis, dos representantes de associações comerciais, das entidades de classe e de órgãos reguladores, gestores de micro e pequenas empresas, tenham a oportunidade de discutir estratégias para utilizar assertivamente as informações contábeis e gerar vantagens competitivas e financeiras.

Biografia do Autor

  • Jose Lindenberg Julião Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2011), MBA Executivo em Gestão Estratégica Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008) e bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (2006). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA - Núcleo de Gestão), lecionado em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão e negócios. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), onde atua no curso de Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo. Ocupa atualmente a posição de editor-adjunto do Journal of Perspectives in Management (JPM). Tem interesse em pesquisas com ênfase na Competitividade do Varejo, envolvendo interesses como Competitividade e Tributação no Varejo; Redes de Cooperação Interorganizacionais (Governança e Estrutura Organizacional); Uso de informações Contábeis, Ensino/Aprendizagem em Negócios. Paralelo aos esforços junto a UFPE também atual como instrutor convidado do Conselho Regional de Administração (CRA/PE) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PE).

  • Erondina de Farias Meira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba, com pós graduação pela ESTRATEGO - JP em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, Cursando Pós Graduação em Contabilidade de Custos para Tomada de Decisão pela UEPB. Atuou como consultora do Instituto SENAI de Tecnologia, realizando consultorias INDUSTRIAIS em diversas áreas. Atuou também no setor de projetos, na análise de editais de inovação, desenvolvimento de projetos, ferramentas como o PROJECT MODEL CANVAS, treinamentos empresarias, pesquisas de ANTERIORIDADE e REDAÇÃO de PATENTES. Atualmente é professor de nível superior. Atua como CONSULTOR INDUSTRIAL de custos e formação de preço de venda. Tem experiência na área de Contabilidade com ênfase em Auditoria e Controladoria. Ministra disciplinas na área tributária, trabalhista, de custos dentre outras.
  • Jefferson Gonçalves de Amorim, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco(2012) e especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Pernambuco(2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.
  • Thayse Santos da Cruz, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
    Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana (FAT). Professora substituta no Departamento de Administração na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desenvolve pesquisas no grupo de Estudos sobre Gestão da Produção & Operações, Gestão Tecnológica e Gestão Pública da UFBA. Interesses de estudo: Educação, Desenvolvimento Sustentável e Finanças Corporativas.

Referências

ACAR, et al. Determinantes do tempo de vida de micro e pequenas empresas do varejo de vestuário em Campos dos Goytacazes em 2019. REMIPE- Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec, Osasco, V. 6, N°2, p. 394-413, 2020.

ANDRADE, P. H. T.; OLIVEIRA, A. S. Qualidade da informação contábil em Micro e pequenas empresas: uma investigação sobre a óptica dos gestores. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 3, n. 2, p. 259-278, 2017.

ARAÚJO, D. T. et al. O uso da contabilidade na gestão de empresas de pequeno e médio porte: uma análise em empresas de transporte público urbano por ônibus. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 4, n. 2, jul.-dez., 2018.

ARAÚJO, G. M.; BARROS, M. A.; CÂNDIDO, G. A.; LIRA, W. S. A busca e o uso da informação nas organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n. 1, p. 166-183., 2008.

ASSUNÇÃO, A. G.; COSTA, R. A. T.; QUEIROZ, F. A. As variáveis necessidade e oportunidade e as suas influências na abertura de Micro e Pequenas empresas: um estudo de campo no centro comercial de Macapá- Ap. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, Restinga Sêca, V. 7, n. 10, p. 126-143, 2017.

AZEVEDO, T. C.; FARIA, J. A.; OLIVEIRA, M. S. A utilização da contabilidade como ferramenta de apoio à gestão nas micro e pequenas empresas do ramo do comércio de material de construção de feira de Santana/BA. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 6, n. 2, p. 89-106, 2012.

BERNARDES, D. P. G.; MIRANDA, L. C. Quatro histórias da utilização de informação econômico-financeira nas micro e pequenas empresas: lições para futuros empreendedores. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 5, n. 3, p. 84-98, 2011.

BOAS, R. G. V.; MORAIS, M. I.; Informação contábil nas micro e pequenas empresas: uma pesquisa de campo na cidade de tangará da Serra - MT. Revista UNEMAT de Contabilidade, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 93-117, 2014.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL, de 21 de novembro de 2019. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2019. 62 p. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTGEC.pdf. Acesso em: 22 mar. 2024.

FAYOL, H. Administração Industrial e Geral: previsão, organização, comando, coordenação e controle. 10 edição. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

FIEK, N.; LOOSE, C. E. Uso das informações contábeis nas Micro e pequenas empresas. Revista de Administração de Roraima, Boa Vista, vol. 7 n. 2, p.348-365, jul-dez. 2017.

FORMENTI, M. C. L.; MARTINS, I. C. S. Análise da gestão financeira nas micro e pequenas empresas de Osasco. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 1, n. 1, p. 40 - 61, 26, jan., 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GOMES, O. J.; OLIVEIRA, U. G.; SILVA, P. Z. P. Uma Análise das Informações Contábeis utilizadas pelos Micro e Pequenos Empreendedores do Município de Jacaraú/PB para o Processo de Tomada de Decisões. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 11, n. 2, p. 18-32, 2017.

GOMES, N. K. DA S., et al. "E eu, o que faço com esses números?": Importância da utilização de informações contábeis. REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 5, n. 1, p. 145–164, 2019.

GONÇALVES, S. T. A., MANES KOCH, A., & GASPARETTO, V. Proxies informacionais: apoio à tomada de decisões em micro e pequenas empresas. Revista Mineira de Contabilidade, v. 25, n. 2, p. 56–66, 2024.

GOUVEIA, T. M. O. A.; KAMLOT, D.; TORRES, G. V. Avaliação da qualidade da prestação de serviços de contabilidade para micro e pequenas empresas do município do Rio de Janeiro. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online), v. 24, n. 3, p. 26-46, 2019.

IBEPES. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais. 2020. Spell – Scientific Periodicals Electronic Library. Disponível em: https://www.ibepes.org.br/projeto/spell/. Acesso em: 20 jul., 2022.

KOS, S. R. et al. Compreensão e utilização da informação contábil pelos micro e pequenos empreendedores em seu processo de gestão. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 33, n. 3, p. 35-50., 2014.

LEONE, G. S. G.; LEONE, R. J. G. Os 12 mandamentos da gestão de custos. 1. ed. Rio de Janeiro. Editora FGV. 2007.

MARION, J.C. Contabilidade Empresarial. 13 ed, São Paulo: Atlas, 2007.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo. Editora Atlas S.A. 2000.

MENDES, A. C. A. et al. Características observáveis dos gestores e a utilização da informação contábil: um estudo com base na teoria dos escalões superiores. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 38, n. 1, p. 67-84, 2019.

MINTZBERG, Henry. Strategy-making in three modes. California management review, v. 16, n. 2, p. 44-53, 1973.

MOREIRA, R. L.; et al. A importância da informação contábil no processo de tomada de decisão nas micro e pequenas empresas. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 10, n. 19, p. 119-140, 2013.

PINHEIRO, J. F. D.; NETO, M. N. F. Fatores que contribuem para mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil. Brazil Journal of Development, v.5, n.7, p.11107- 11122, jul. 2019.

PINHEIRO, R. G.; et al. Estrutura contábil das microempresas: um estudo No Bairro Grajaú-SP. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 3, n. 2, p. 243-258, 30 dez. 2017.

RODRIGUES, I. R.; CASTRO, J. D. B.; A importância das Microempresas (ME) no atual cenário econômico brasileiro. In: Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH. Anais... III SEPE ética, política e educação no brasil contemporâneo, junho, 2019.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A taxa de sobrevivência das empresas no Brasil. 2023. Disponível em:

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-taxa-de-sobrevivencia-das-empresas-no-brasil,d5147a3a415f5810VgnVCM1000001b00320aRCRD#:~:text=As%20EPPs%20t%C3%AAm%20a%20menor,%25%20fecham%20em%205%20anos. Acesso em: 13 jul 2023.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Qual o papel das pequenas empresas na economia brasileira. 2023. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/qual-o-papel-das-pequenas-empresas-na-economia-brasileira Acesso: 4 de fev. de 2024.

SCIELO ANALYTICS. Disponível em: https://analytics.scielo.org/. Acesso em: 20 jun 2022.

SIQUEIRA, D. D. et al. Associação entre variáveis contingenciais e necessidade de informações gerenciais: um estudo empírico em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 16, n. 3, p. 5-27, 2022.

SPEEL. Disponível em: http://www.spell.org.br/ Acesso em: 10 jun 2022.

STROEHER, A. M.; FREITAS, H. O uso das informações contábeis na tomada de decisão em pequenas empresas. Revista RAUSP-e, v1, n.1, Jan-Jun 2008.

SOUSA, H. A., KLEIN, L., & VOESE, S. B. O impacto das pressões institucionais na adoção e manutenção do e-commerce em micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 24, n. 2, p.366-382, 2022.

TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de administração científica. 13. reimp. São Paulo: Atlas, 2008.

XAVIER FILHO, J. L. J.; MOURA, V. J. Informação Contábil e tomada de decisão: evidências de uso em uma organização industrial de médio porte. Revista Mineira de Contabilidade, Minas Gerais, v. 17, n.3, p. 70-82, 2016.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

dos Santos, M. R. S., Filho, J. L. J. X., Meira, E. de F., de Amorim, J. G., & da Cruz, T. S. (2024). Fatores limitantes do uso de informações contábeis no processo decisório em MPEs: análise das publicações nacionais entre 2017 e 2022. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 16(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/352