Acertando no preço, crescendo no lucro: uma análise bibliométrica sobre estratégias de precificação e rentabilidade
Resumo
Em um contexto de mercados cada vez mais competitivos, definir o preço de produtos ou serviços vai além da simples cobertura de custos operacionais; envolve também a percepção de valor pelo cliente e a capacidade de maximizar lucros. O objetivo do estudo destaca a relevância de estratégias de precificação eficientes, como a precificação dinâmica e baseada em valor, para garantir a saúde financeira e a competitividade de longo prazo das empresas. A metodologia adotada é uma análise bibliométrica, com foco em artigos publicados entre 2013 e 2023. Foram analisados 659 artigos que tratam de "estratégias de precificação" e "rentabilidade" na área de economia empresarial. Através da análise de cocitação, foi possível identificar as principais contribuições acadêmicas e os autores mais influentes. A pesquisa revela um aumento significativo no interesse pelo tema nos últimos anos, especialmente devido às incertezas econômicas geradas pela pandemia de COVID-19. Os resultados apontam para uma crescente relevância das estratégias de precificação no contexto da gestão empresarial, sendo estas essenciais para otimizar o retorno sobre o investimento e a margem de lucro. Além disso, o estudo oferece insights valiosos tanto para acadêmicos quanto para gestores, destacando a importância da integração entre marketing, finanças e economia na formulação de políticas de preços eficazes.
Referências
AMARAL, J. V.; GUERREIRO, R. Uso de informações de custos, valor e concorrência no processo de estabelecimento dos preços. Revista Fipecafi de Contabilidade, Controladoria e Finanças (RFCC), v. 1, n. 2, p. 159-173, 2020.
AZEVEDO, J. C. T. Análise de custos, precificação e construção de indicadores de desempenho em uma indústria de alimentos naturais e integrais. (Monografia de Graduação). Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2023.
AZEVEDO, P. F.; POLITI, R. B. Concorrência e estratégias de precificação no sistema agroindustrial do leite. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 46, n. 3, set., 2008.
BASSO, K. et al. Preços mais baixos para novos clientes: consequências da percepção de injustiça de preço nos clientes atuais. Revista de Administração, v. 46, n. 4, p. 407-422, dez., 2011.
CALVOSA, M. V. D. et al. Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo. Cadernos EBAPE. BR, v. 20, p. 750-768, set./out. 2022.
CHA, P. Y. Estratégias de preço na difusão de inovação: simulação baseada em agentes aplicado ao mercado brasileiro de carros elétricos. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
COSTA, B. A. S. Relações entre rentabilidade empresarial e exportações: o caso das empresas do comércio português. (Dissertação de Mestrado). Instituto Superior de Contabilidade e Administração. Porto, 2022.
FERREIRA, J. S. C.; SILVA, E. D. Influência da estratégia de inovação na competitividade empresarial: um estudo multicaso no setor supermercadista da cidade de Mossoró–RN. Curitiba: CRV, 2023.
MASCARO, D. O. A influência da capacidade em preço e estratégias de precificação no desempenho de companhias do setor de telecomunicações. (Dissertação de Mestrado). Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2023.
MILAN, G. S. et al. As estratégias de precificação e o desempenho das empresas. REAd. Revista Eletrônica de Administração. (Porto Alegre), v. 22, n. 2, may./aug., 2016.
OLIVEIRA, C. F. T. et al. Estratégias de precificação para o comércio varejista. ETIC-Encontro de Iniciação Científica, v. 15, n. 15, 2019.
QUARESMA, D. G. L. Elasticidade-preço da demanda por gasolina em Fortaleza. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2020.
RIBEIRO, H. J. et al. Precificação e lucratividade. In: Congresso Brasileiro de Custos, 14, 2007, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Paraíba, 2007.
SANTOS, F. A. N.; et al. Precificação dinâmica e percepção de justiça em preços: um estudo sobre o uso do aplicativo Uber em viagens. Turismo: visão e ação, v. 21, p. 239-264, set./dez. 2020.
SILVA, D. S. O.; SANTOS, V. Análise da rentabilidade das empresas inscritas no índice de sustentabilidade empresarial da B3. Race: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 21, n. 3, p. 1, 2022.
STAZIACKI, E.; STROPARO, T. R. Target costing: aplicabilidade na formação do preço de venda. Cadernos de InterPesquisas, v. 1, p. 186-202, 2023.
TEIXEIRA, C. B. et al. O Preço na ilha: estratégias de precificação no empreendedorismo feminino Marajoara. Revista Paraense de Contabilidade, v. 8, n. 2, p. e134-e134, 2023.
TURCATO, A. Retorno Sobre Capital Investido: O que é ROIC e como calcular. O que é ROIC, Return On Invested Capital?. Piperun, 2024.