Acertando no preço, crescendo no lucro: uma análise bibliométrica sobre estratégias de precificação e rentabilidade

Autores

Resumo

Em um contexto de mercados cada vez mais competitivos, definir o preço de produtos ou serviços vai além da simples cobertura de custos operacionais; envolve também a percepção de valor pelo cliente e a capacidade de maximizar lucros. O objetivo do estudo destaca a relevância de estratégias de precificação eficientes, como a precificação dinâmica e baseada em valor, para garantir a saúde financeira e a competitividade de longo prazo das empresas. A metodologia adotada é uma análise bibliométrica, com foco em artigos publicados entre 2013 e 2023. Foram analisados 659 artigos que tratam de "estratégias de precificação" e "rentabilidade" na área de economia empresarial. Através da análise de cocitação, foi possível identificar as principais contribuições acadêmicas e os autores mais influentes. A pesquisa revela um aumento significativo no interesse pelo tema nos últimos anos, especialmente devido às incertezas econômicas geradas pela pandemia de COVID-19. Os resultados apontam para uma crescente relevância das estratégias de precificação no contexto da gestão empresarial, sendo estas essenciais para otimizar o retorno sobre o investimento e a margem de lucro. Além disso, o estudo oferece insights valiosos tanto para acadêmicos quanto para gestores, destacando a importância da integração entre marketing, finanças e economia na formulação de políticas de preços eficazes.

Biografia do Autor

  • Amanda Gabriela Souza de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
    Especialista em Contabilidade Tributária, Diretora Administrativa Fundação do ABC - Santo André
  • Rômulo Benício Lucena Filho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
    Mestre em Administração na Universidade Federal de Campina Grande-PB, PPGA/UFCG. Mestrando em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Paraíba, PPGCC/UFPB. Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Descomplica. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (2018), Graduação em Andamento em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor na área de Administração e Ciências Contábeis na Faculdade Maurício de Nassau. Professor Substituto na Universidade Federal de Campina Grande - CCJS/UFCG. Pesquisador Membro do Laboratório de Análises e Estudos do Comportamento do Consumidor (L@EC/UFCG). Atuou como Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba FAPESQ/CAPES - (2021-2023). Exerceu atividades como instrutor educacional - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PB (SENAC-PB) e serviços contábeis de forma Autônoma. Atuou como Chefe da Unidade Setorial de Finanças e Planejamento do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e no presente momento exerce atividades docente na UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.
  • Annandy Raquel Pereira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Doutoranda e Professora de Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2022). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2019). Tem experiência com pesquisas quantitativas e qualitativas na área de usuários externos e internos, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resultados, características de executivos, sustentabilidade empresarial, contabilidade ambiental, contabilidade da biodiversidade, ESG, ESG controvérsias, metodologias ativas e educação e pesquisa em Contabilidade. 
  • Marcos Aurélio Sales Filho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2016) e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCCon, 2022), possui experiência como analista contábil em diversas empresas. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (PPGCC/UFPB), com foco em Avaliação de Empresas, Liberdade Econômica e Qualidade da Informação Contábil.
  • Jocykleber Meireles de Souza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
    Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, onde concluí meu curso em 2015. Em 2019, obtive meu mestrado na mesma área pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, sou doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba e atuo como professor mestre na Universidade Estadual da Paraíba. Minha trajetória acadêmica e profissional é marcada pela atuação em diversos campos das Ciências Contábeis, com ênfase em Finanças Corporativas, Finanças Comportamentais, Contabilidade Socioambiental, além de Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Referências

AMARAL, J. V.; GUERREIRO, R. Uso de informações de custos, valor e concorrência no processo de estabelecimento dos preços. Revista Fipecafi de Contabilidade, Controladoria e Finanças (RFCC), v. 1, n. 2, p. 159-173, 2020.

AZEVEDO, J. C. T. Análise de custos, precificação e construção de indicadores de desempenho em uma indústria de alimentos naturais e integrais. (Monografia de Graduação). Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2023.

AZEVEDO, P. F.; POLITI, R. B. Concorrência e estratégias de precificação no sistema agroindustrial do leite. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 46, n. 3, set., 2008.

BASSO, K. et al. Preços mais baixos para novos clientes: consequências da percepção de injustiça de preço nos clientes atuais. Revista de Administração, v. 46, n. 4, p. 407-422, dez., 2011.

CALVOSA, M. V. D. et al. Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo. Cadernos EBAPE. BR, v. 20, p. 750-768, set./out. 2022.

CHA, P. Y. Estratégias de preço na difusão de inovação: simulação baseada em agentes aplicado ao mercado brasileiro de carros elétricos. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

COSTA, B. A. S. Relações entre rentabilidade empresarial e exportações: o caso das empresas do comércio português. (Dissertação de Mestrado). Instituto Superior de Contabilidade e Administração. Porto, 2022.

FERREIRA, J. S. C.; SILVA, E. D. Influência da estratégia de inovação na competitividade empresarial: um estudo multicaso no setor supermercadista da cidade de Mossoró–RN. Curitiba: CRV, 2023.

MASCARO, D. O. A influência da capacidade em preço e estratégias de precificação no desempenho de companhias do setor de telecomunicações. (Dissertação de Mestrado). Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2023.

MILAN, G. S. et al. As estratégias de precificação e o desempenho das empresas. REAd. Revista Eletrônica de Administração. (Porto Alegre), v. 22, n. 2, may./aug., 2016.

OLIVEIRA, C. F. T. et al. Estratégias de precificação para o comércio varejista. ETIC-Encontro de Iniciação Científica, v. 15, n. 15, 2019.

QUARESMA, D. G. L. Elasticidade-preço da demanda por gasolina em Fortaleza. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2020.

RIBEIRO, H. J. et al. Precificação e lucratividade. In: Congresso Brasileiro de Custos, 14, 2007, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Paraíba, 2007.

SANTOS, F. A. N.; et al. Precificação dinâmica e percepção de justiça em preços: um estudo sobre o uso do aplicativo Uber em viagens. Turismo: visão e ação, v. 21, p. 239-264, set./dez. 2020.

SILVA, D. S. O.; SANTOS, V. Análise da rentabilidade das empresas inscritas no índice de sustentabilidade empresarial da B3. Race: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 21, n. 3, p. 1, 2022.

STAZIACKI, E.; STROPARO, T. R. Target costing: aplicabilidade na formação do preço de venda. Cadernos de InterPesquisas, v. 1, p. 186-202, 2023.

TEIXEIRA, C. B. et al. O Preço na ilha: estratégias de precificação no empreendedorismo feminino Marajoara. Revista Paraense de Contabilidade, v. 8, n. 2, p. e134-e134, 2023.

TURCATO, A. Retorno Sobre Capital Investido: O que é ROIC e como calcular. O que é ROIC, Return On Invested Capital?. Piperun, 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Souza de Oliveira, A. G., Lucena Filho, R. B., da Silva, A. R. P., Sales Filho, M. A., & de Souza, J. M. (2025). Acertando no preço, crescendo no lucro: uma análise bibliométrica sobre estratégias de precificação e rentabilidade. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 17(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/359