Avaliação do ecossistema de inovação da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Autores

  • Emmanuel Paulo Ribeiro da Silva Gama Instituto Federal do Ceará
  • Mariana Chaves Antenor Instituto Federal do Ceará
  • Beatriz Ferreira Silva Inovação Instituto Federal do Ceará
  • Maria do Socorro de Assis Braun Instituto Federal do Ceará
  • Francisco Fábio Cavalcante Barros Instituto Federal do Ceará

Resumo

O presente estudo visa analisar o ecossistema de inovação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), utilizando o Modelo de Análise de Ecossistema de Inovação de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) proposto por Moura Filho (2023), com o objetivo de avaliar seu índice de maturidade e identificar as estratégias de interações com o ecossistema de inovação e empreendedorismo. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, utilizando dados primários e secundários coletados por meio de questionário aplicado junto ao coordenador da Agência de Inovação da UECE, além de revisão de documentos institucionais. A metodologia envolve a aplicação do modelo proposto para avaliar cinco dimensões do ecossistema: institucional, organizacional, estrutural, operacional e cultural. Os resultados indicam que, embora o ecossistema da UECE apresente avanços em algumas áreas, como a infraestrutura organizacional e as parcerias com o setor privado, ainda existem desafios a serem superados em relação à integração entre os diversos atores do ecossistema e à efetividade de políticas públicas de inovação.

Biografia do Autor

  • Emmanuel Paulo Ribeiro da Silva Gama, Instituto Federal do Ceará

    Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Projetos e Metodologias Ágeis, graduado em Engenheira Química pela Universidade Federal do Ceará e Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente é Coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará- Nutec, onde atua nas áreas de inovação, propriedade intelectual e empreendedorismo.

  • Mariana Chaves Antenor, Instituto Federal do Ceará

    Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE, obtendo o título em 2019. Possui Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, concluída em 2015, e Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (360h), concluída em 2024. Além disso, é graduada em Administração de Empresas pela Faculdades Nordeste - FANOR em 2013.Possui sólida experiência em programas de incubação, aceleração e inovação tecnológica. Entre 2009 e 2023 (com interrupções), atuou na Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UECE - INCUBAUECE, onde participou da implantação e implementação do modelo CERNE, além de gerenciar processos administrativos e coordenar iniciativas voltadas ao apoio a startups e à transferência de tecnologia. Sua atuação incluiu o desenvolvimento de estratégias para fortalecimento do ecossistema de inovação e a articulação de parcerias institucionais.Entre 2023 e 2024, foi Gerente de Programa de Aceleração na Denarius Ventures, onde estruturou e implementou o programa de aceleração, liderando dois ciclos (batchs) de aceleração de startups de base tecnológica. Também preparou a documentação para o credenciamento da aceleradora no Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), promovendo a conexão de startups com redes de investidores e recursos de fomento.Atualmente, é Secretária Executiva da Agência de Inovação da UECE, prestando suporte aos gestores e auxiliando na elaboração de relatórios, projetos e eventos relacionados à inovação. Além disso, ministra treinamentos e mentorias nas áreas de gestão de projetos, modelagem de negócios, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação.É sócia das empresas Rosa dos Ventos e JustBrand, criadas em 2015, com o objetivo de prestar consultorias empresariais e de gestão de projetos. Como especialista em propriedade intelectual na spin-off JustBrand, oferece serviços especializados em registro de marcas e obteve êxito na elaboração e aprovação de projetos de desenvolvimento e inovação de novos produtos junto a órgãos de fomento. Também possui experiência na organização de eventos científicos e empresariais.Atua como professora universitária na Unifametro, ministrando as disciplinas "MUDE - Mindset Universitário para Desenvolvimento de Empreendedores" e "Gestão Empresarial", promovendo inovação e o espírito empreendedor entre os alunos.

  • Beatriz Ferreira Silva, Inovação Instituto Federal do Ceará

    Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2019), especialização em Metodologia do Francês como Língua Estrangeira (UNYLEYA, 2021), MBA em Gestão Estratégica da Inovação e Propriedade Intelectual, além de curso intensivo de capacitação para professores de Francês no CAVILAM Alliance Française de Vichy (2019). É mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/IFCE). Possui formação complementar nas áreas de Propriedade Intelectual e Inovação, incluindo os cursos: Propriedade Intelectual (DL101PBR OMPI/INPI), Redação de Patentes (Axonal) e Ferramentas Jurídicas para a Inovação (IFCE).Atuou como colaboradora e Secretária Executiva do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual do Ceará (NIT-UECE) de 2017 a 2023, com responsabilidade sobre a proteção, gestão e licenciamento das propriedades intelectuais da instituição. Durante esse período, também promoveu o relacionamento com empresas, elaborou o portfólio tecnológico da universidade, mapeou os laboratórios dos campi da UECE e coordenou o credenciamento do NIT no programa Catalisa ICT (FORTEC, ANPROTEC e SEBRAE), bem como a gestão dos projetos vinculados à iniciativa. Atualmente, integra a equipe da Agência de Inovação da UECE (AGIN), onde continua atuando com a elaboração de produtos didáticos e instrucionais, como o portfólio tecnológico e o mapeamento dos laboratórios da universidade. Também desenvolve ações voltadas à proteção da propriedade intelectual e à sensibilização da comunidade acadêmica sobre temas relacionados à inovação.

  • Maria do Socorro de Assis Braun, Instituto Federal do Ceará

    Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015). É docente efetiva do Instituto Federal de Educação do Ceará - IFCE. Docente do mestrado ProfNIT do polo IFCE. Atualmente exerce a função de chefe do Departamento de Pós-Graduação do IFCE. Pesquisadora. Membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação Técnico-Científica da FUNCAP, da área de Ciências Sociais Aplicadas. Membro dos Grupos de Pesquisa Estudos organizacionais, Empreendedorismo, Inovação e Ensino (GPEO) e Educação Empreendedora- (GPEDE). Membro de Colegiados e Núcleo Docente Estruturante de cursos do IFCE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, planejamento, modelo de negócios, inovação e plano de negócio.

  • Francisco Fábio Cavalcante Barros, Instituto Federal do Ceará

    Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2000), Mestrado em Ciência de Alimentos (2007) e Doutorado e Ciência de Alimentos (2011) ambos pela Universidade Estadual de campinas. Atualmente trabalha como Pesquisador em Propriedade Industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), onde atua como examinador de patentes na área de embalagens. Tem experiência na área de garantia da qualidade, microbiologia - industrial, fermentações e alimentos - e embalagens. Atua principalmente nos seguintes temas: biossurfactantes, bioquímica, microbiologia aplicada e embalagens. Atua como professor do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT/IFCE.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Paulo Ribeiro da Silva Gama, E., Chaves Antenor, M., Ferreira Silva, B., de Assis Braun, M. do S., & Cavalcante Barros, F. F. (2025). Avaliação do ecossistema de inovação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 17(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/426