Proposta estrutural para formação de honorários dos serviços contábeis

Autores

Resumo

Esse estudo teve como objetivo a apuração dos custos, formação de preços e propor um modelo de precificação para os serviços prestados por um escritório de contabilidade, localizado na região de Itabaiana – SE, ao mesmo tempo realizar um comparativo com o estudo base que foi realizado em Maceió – AL, utilizando a metodologia por absorção. Trata-se um estudo de caso com características quantitativa e exploratória, construída no período de março de 2024, sendo possível verificar todo o processo para uma formação de preço adequada diante do cenário da empresa. A apuração dos custos foi analisada pelo método Mark-up, observando a alíquota de tributação da empresa contábil e a margem de lucro que foi estabelecida durante o estudo. A partir dessa metodologia resultou em novos preços de prestação de serviços para o escritório de contabilidade em estudo. Importante ressaltar, que a empresa em estudo tem a possibilidade de alcançar a margem de lucro observando o mercado e também com a utilização da proposta de uma gestão mais eficiente por meio do conhecimento de todos os custos do escritório, sempre com a possibilidade de mudanças significativas para alcançar avanços econômicos e organizacionais. Um dado importante nesse estudo de caso, foi o cálculo do custo de Mão de Obra Direta (MOD), através da aferição do tempo por cada cliente que contribuiu com a pesquisa. A partir desse custo, foi realizado a proposta do método Mark-up para o escritório de contabilidade localizado em Itabaiana – SE, utilizando-se a margem de lucro aferida dos clientes que representaram um resultado positivo no estudo, sendo um método eficiente e mais adequado na precificação dos serviços prestados.

Biografia do Autor

  • Rayane Bispo dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Profissional de Contabilidade com experiência na precificação e em empresas de Contabilidade. Bacharel em Contabilidade. 

  • Juliano Almeida de Faria, Universidade Federal de Sergipe

    Professor Adjunto do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana. Experiência profissional na área de custos, controladoria e auditoria. Auditor Independente com CNAI 5262/17. Doutor em Engenharia Industrial pela UFBA. Mestre em Contabilidade pela UFBA. Especialista em contabilidade gerencial com ênfase em controladoria. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba. Atua como pesquisador na área de Riscos de Auditoria, avaliador ad hoc de revistas nacionais e internacionais e eventos científicos além do desenvolvimento de pesquisas na área de auditoria contábil, evidenciação ambiental, contabilidade gerencial, controladoria e pesquisa na educação contábil.

  • Alex Fabiano Bertollo Santana, Universidade Federal de Sergipe

    Doutorando em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade do Minho, Guimarães - Portugal, Mestre em Ciências Contábeis com ênfase em Finanças Corporativas e Controladoria na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo 2008. Especialista em Gestão Financeira pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Ijuí 2006. Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. Ji-Paraná 2013. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), 2004. Linhas de Pesquisa: Gestão Estratégica de Custos, Auditoria, Contabilidade Pública. Professor da Universidade Federal de Sergipe (Assistente - Dedicação Exclusiva). Editor Gerente da Revista Controladoria e Gestão - RCG.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santos, R. B. dos, Faria, J. A. de, & Santana, A. F. B. . (2025). Proposta estrutural para formação de honorários dos serviços contábeis. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 17(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/435