Práticas de divulgação socioambiental de bancos brasileiros à luz da teoria da legitimidade

Autores

  • Tâmara Alcantara de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Márcio Santos Sampaio Universidade do Estado da Bahia
  • Thiago Rios Sena Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0003-0261-7381

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi identificar as tendências de divulgação de informações socioambientais por instituições financeiras brasileiras. Nos últimos anos verifica-se uma crescente conscientização e preocupação da sociedade sobre como as organizações impactam aspectos sociais e ambientais para além das questões econômicas. Normalmente essa preocupação é mais perceptível em organizações com alto potencial de poluição. Para minimizar a pressão social as organizações tendem a aumentar o volume de informações socioambientais para buscarem legitimação e solidificarem sua imagem como responsáveis nas perspectivas sociais e ambientais. Entretanto, poucos estudos preocupam-se em investigar esse fenômeno sobre as organizações que não possuem esse alto potencial de intervenção sobre o meio ambiente. A metodologia adotada foi a descritiva, utilizando os bancos Bradesco e Itaú como estudo de caso. Os resultados indicam que houve um aumento significativo no volume de dados socioambientais divulgados pelos bancos, conforme os padrões GRI convergindo com os pressupostos da Teoria de Legitimidade. Conclui-se que os relatórios de sustentabilidade têm se mostrado um importante instrumento de comunicação das práticas socioambientais dos bancos analisados. O estudo aprofunda a aplicação da Teoria da Legitimidade ao setor bancário e oferece subsídios práticos para gestores e reguladores aprimorarem transparência, padronização e comunicação socioambiental, podendo subsidiar orientações de estratégias de sustentabilidade, benchmarking e políticas que fortaleçam a confiança dos stakeholders.

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Publicado

2025-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, T. A. de, Sampaio, M. S., & Sena, T. R. (2025). Práticas de divulgação socioambiental de bancos brasileiros à luz da teoria da legitimidade. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 17(1). https://reacfat.com.br/reac/article/view/436