Análise das informações geradas pelos prestadores de serviço nos segmentos de gestão e finanças aos clientes

Autores

  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi Universidade Estadual de Maringá
  • Patrícia Cristina Vincenzi Lauer Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Wagner Igarashi Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Crislaine Fávero Busarello Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • José Braz Hercos Junior Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Informações, Sistema de Informação, Tomada de decisão

Resumo

O sistema de informação é uma ferramenta imprescindível para os vários atores envolvidos em um contexto organizacional. Isto por que ao se utilizar um sistema de informação pode-se gerar relatórios mais confiáveis, seguros, e em tempo mais oportuno. Neste enfoque, este estudo tem como objetivo analisar o tipo de informação que é gerada pelos prestadores de serviço nos segmentos de gestão e finanças a seus clientes. Para desenvolver o estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas, as quais serviram de subsídio para estruturação de um questionário que foi aplicado aos prestadores de serviço nos segmentos de gestão e finanças, de uma cidade da região oeste do Paraná. Para a tabulação dos dados foram utilizadas planilhas eletrônicas. Após tabulados e analisados os dados observou-se que: (a) as formas de evidenciação mais úteis para os clientes são o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício (89%); (b) em geral, os clientes utilizam os relatórios gerados para a obtenção de Empréstimos/ Financiamentos (74%); e (c) na maioria dos casos a ferramenta utilizada pelos clientes é o Fluxo de Caixa (74%). Pode-se afirmar que os clientes dos prestadores de serviços pesquisados se configuram como micro e pequenas empresas pelas informações utilizadas por elas em seu dia a dia.

Downloads

Publicado

2017-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Igarashi, D. C. C., Lauer, P. C. V., Igarashi, W., Busarello, C. F., & Hercos Junior, J. B. (2017). Análise das informações geradas pelos prestadores de serviço nos segmentos de gestão e finanças aos clientes. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 4(3), 21-30. https://reacfat.com.br/reac/article/view/47