Análise de múltiplos no mercado acionário brasileiro – um estudo empírico entre 1999 e 2009

Autores

  • Alysson Ramos Artuso
  • Fernando Yamakawa

Palavras-chave:

Mercado Acionário, Análise de Múltiplos, Estudo Empírico

Resumo

O presente trabalho objetivou identificar variáveis relevantes no mercado acionário brasileiro, baseando-se na análise de múltiplos. A metodologia utilizada foi a abordagem de carteira por meio de 20 variáveis contábeis utilizadas como filtros para a seleção de ativos. Os portfólios foram formados tomando seus quartis no período entre 1999 a 2009. A rentabilidade foi medida pelo retorno logarítmico, Índice de Sharpe e Alfa de Jensen. Por meio de testes estatísticos observou-se que, apesar da maioria das variáveis contábeis não produzirem retornos significativamente superiores ao Ibovespa, alguns casos foram estatisticamente significativos. Foi realizado um estudo de carteira também com a intersecção dos filtros, no qual os resultados se mostraram mais relevantes, com destaque para a combinação de empresas com baixo P/VC e alto ROC, que se mostrou significativamente superior ao mercado. Esse resultado fornece indícios de ineficiências do mercado que podem ser exploradas também pelo pequeno investidor com o intuito de alcançar retornos excedentes e consistentes no longo prazo.

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Publicado

2017-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Artuso, A. R., & Yamakawa, F. (2017). Análise de múltiplos no mercado acionário brasileiro – um estudo empírico entre 1999 e 2009. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 5(2), 56-72. https://reacfat.com.br/reac/article/view/64