Determinantes de satisfação dos clientes no segmento de beleza

Autores

  • Edson Arlindo Silva Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal Ituiutaba-MG
  • Tailane Neves Carvalho Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal Ituiutaba-MG
  • Odilon José Oliveira-Neto Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal Ituiutaba-MG

Resumo

Este artigo propõe-se a compreender quais são os determinantes de satisfação dos clientes da empresa analisada “Studio Hair” atuante no segmento de beleza, localizada no município de Ituiutaba, Estado de Minas Gerais. Foram analisados pontos positivos e pontos negativos dos serviços e produtos ofertados pelo salão via percepção dos clientes, no intuito de melhorar a satisfação dos mesmos, bem como trazer inovações ao salão de modo que o posicionasse no mercado com diferenciais competitivos. Para isso foi realizada a pesquisa bibliográfica, que permitiu com que fossem conceituados pontos significantes, como qualidade em serviços, comportamento do consumidor e satisfação dos clientes. Para instrumentalizar a pesquisa de campo foi aplicado um questionário no formato Survey, dividido em seções estruturadas em Escala Likert que indagavam os clientes sobre a estrutura do salão, a interação entre funcionários/clientes e os serviços/produtos ofertados. A referida pesquisa foi realizada entre mulheres que frequentavam o salão rotineiramente. As conclusões importantes do estudo revelam os pontos que mais se sobressaíram, dentre eles a interação entre clientes e funcionários e o compromisso com os horários de atendimento.

Biografia do Autor

  • Edson Arlindo Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal Ituiutaba-MG
    Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Mestre em Extensão Rural pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV); Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Pós-Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado II da Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal do Triângulo Mineiro, onde ministra aulas e desenvolve atividades de gestão, pesquisa e extensão no âmbito do Curso de Graduação em Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Administração da UFU/Campus Pontal (Portaria DIRFACES/UFU n. 12 de 11 de Julho de 2018). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC/UFU/CAMPUS PONTAL). É membro permanente e professor-orientador junto aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO/UFG/UFCAT) da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão, Estado de Goiás e o Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (PPGA/FAGEN/UFU), Campus Santa Mônica, Uberlândia, Estado de Minas Gerais. Em ambos os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu desenvolve pesquisa científica na área de Gestão e Planejamento de Organizações/Empresas. Consultor Ad hoc e Pesquisador-Bolsista de Produtividade (2015 a Atual) junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI). Avaliador de projetos de fomento em pesquisa e inovação junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Parecerista de Artigos Científicos e Trabalhos Acadêmicos junto a diversas Revistas/Periódicos e Eventos Científicos na área de Administração/Organização. No ano de 2020, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba-MG (ACII), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/Regional Ituiutaba-MG), esta construindo coletivamente uma proposta de criação do Parque Tecnológico e Científico de Desenvolvimento Agroindustrial do Pontal do Triângulo Mineiro (AGROPARQUE DO PONTAL MINEIRO), que abrigará em um primeiro momento a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (denominada Centro de Inovação Agroindustrial e Empresarial do Pontal - CIAP).
  • Tailane Neves Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal Ituiutaba-MG

    Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal - Ituiutaba-MG

  • Odilon José Oliveira-Neto, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal Ituiutaba-MG
    Professor da Área de Finanças do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Pontal). Doutor em Administração (Finanças) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Pós-Doutor em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG/PPAGRO) com Bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil (CNPq) da Área de Administração, Contabilidade e Economia (PDJ Nº 150870/2018-3). Administrador pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Especialista em Gestão de Derivativos: Mercado Futuro e de Opções pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Especialista em Gestão Agroindustrial pela UFLA e Especialista em Gerência Empresarial pela Universidade Salgado de Oliveira, Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Ex-Professor dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Líder do Grupo de Pesquisa "Inteligência em Finanças e Mercados" (CNPQ/UFU). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC-UFU). Experiência profissional em Administração (Finanças, Educação Financeira, Análise de Investimentos, Mercado de Ações e de Futuros) e Agronegócio (Gestão de Risco em Comercialização de Commodities, Derivativos Agropecuários e Não Agropecuários, Transmissão de Preços e Risco entre Mercados Agropecuários e Agroindustriais

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Publicado

2023-01-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, E. A., Carvalho, T. N., & Oliveira-Neto, O. J. (2023). Determinantes de satisfação dos clientes no segmento de beleza. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 13(2). https://reacfat.com.br/reac/article/view/255