Aprendiz hoje, efetivo amanhã: as contratações por meio do programa Jovem Aprendiz em uma indústria alimentícia

Autores

Resumo

O programa jovem aprendiz visa dar a primeira oportunidade de trabalho aos jovens de todo o país. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar como o gestor e os colaboradores de uma indústria alimentícia percebem a efetividade das contratações por meio do programa jovem aprendiz. Metodologicamente, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas aplicadas a 07 respondentes. O método utilizado foi o da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a empresa faz jus ao programa de aprendizagem, moldando assim, um colaborador novo, sem vícios, de acordo com a sua cultura organizacional e costumes, visando contribuir para uma sociedade mais justa e com mais oportunidades.

Biografia do Autor

  • Felipe Araújo da Silva Queiroz, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
    Graduado em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.
  • Janayna Souto Leal, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
    Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), sendo também membro participante do Grupo de Pesquisa GPCIBER (UFPB), Mestre em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão, ISG, em Portugal (2013), Especialista em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2008). Atualmente, é professora no Curso do Bacharelado em Administração na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Avaliadora Ad hoc INEP/MEC.

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Queiroz, F. A. da S., & Leal, J. S. (2023). Aprendiz hoje, efetivo amanhã: as contratações por meio do programa Jovem Aprendiz em uma indústria alimentícia. Revista De Administração E Contabilidade Da UNIFAT, 15(2). https://reacfat.com.br/reac/article/view/296